terça-feira, 3 de junho de 2008

NÃO ÀS LISTAS AO CONSELHO GERAL / NÃO AO DIRECTOR

CRAVO DE MAIO (novamente?)


Hoje, o menino pintor foi à minha escola. Em vez da tela, levou pequenos autocolantes com o cravo de Maio, o lacinho preto e um NÃO. Explicou aos professores o seu sonho e todos aceitaram colocar a flor ao peito, conscientes do seu significado: não integrar nenhuma lista para o Conselho Geral, nem votar em nenhuma candidatura que, eventualmente, possa surgir. Em abono da verdade, devo dizer que não foram bem todos: um colega, pertencente ao Conselho Executivo, teve a amabilidade de declinar a oferta. Compreende-se, não é verdade? Dos restantes, o menino já nem sequer se abeirou. Mas, ao fim da manhã, a minha escola parecia um campo florido, em pleno mês de Abril. Que espectáculo tão belo!
O sonho desse menino é tão lindo, a sua crença é tão grande, que eu penso ser capaz de contagiar este pequeno país, de lés a lés. Por isso, mandei fazer pins com o mesmo símbolo, para que todos os meus colegas possam ostentá-lo com orgulho, transmitindo assim, constantemente, mensagens de solidariedade e reforço do espírito colectivo. Esse cravo ao peito será, diariamente, um sinal de esperança, a convicção reforçada numa vitória merecida. Esse cravo lembrará a cada professor que não está só, que pode contar com todos os seus colegas, pois todos o trarão ao peito, enquanto a causa durar.
Gostaria que todos os professores do meu país, aqueles que têm esta mesma dor e esta mesma paixão que me tritura, se unissem num amplexo nacional capaz de suplantar todas as manifestações, todas as organizações sindicais: o NÃO de cada um. Cada um de nós diz NÃO e não há força capaz de nos deter. O NÃO de cada um — acreditem — é mais forte do que o grito de cem mil. Tenham a ousadia de experimentar. Podem, se não tiverem melhor, retirar esta imagem do meu blogue (desculpem, mas eu escrevo “blogue” com as cores do meu país). Depois… ponham o milagre a funcionar. Vão ver que não dói nada!

Luís Costa - dardomeu.blogspot.com

P.S. – Façam-me o favor de entregar esta mensagem a Mercúrio, o mensageiro dos deuses, para que ele a leve, num instante, a todos os cantinhos deste país cheio de defeitos, mas que tanto amamos.

5 comentários:

Carlos Pereira disse...

VOLTEI A SORRIR!
NOVAMENTE A TER ESPERANÇA
COM O "MENINO A RIR"...
SONHANDO COM A MUDANÇA!

UM MENINO DE ALMA GRANDE
DE CORAGEM DESMEDIDA
AINDA VIVE CONFIANTE
NUMA ESCOLA QUE NÃO QUER PERDIDA

Menino Luís:
Nas causas nobres estaremos SEMPRE contigo.

Espero, muito sinceramente, que os professores portugueses estejam em sintonia com a Escola EB 2,3 de REAL-BRAGA.
Espero, fundamentalmente, que os professores portugueses actuem em coerência com a sua consciência e sejam determinados em dizer NÃO a este vergonhoso modelo de gestão.

Não é a única escola a tomar posição de recusa deste idiota e anti-democrático modelo de gestão. Outras já o fizeram e outras mais estão a caminho…

“A LUTA É DURA, MAIS DURA É A RAZÃO QUE A SUSTEM…”

CARLOS PEREIRA

Anónimo disse...

Que maravilhoso texto do Luís Costa com uma mensagem a divulgar, já, por todos nós. Por mim, vou (já) fazer a (minha) parte e colocá-lo a circular por todos os meus contactos, com pedido urgente de divulgação.
Ana

Anónimo disse...

Que maravilhoso texto do Luís Costa com uma mensagem a divulgar, já, por todos nós. Por mim, vou (já) fazer a (minha) parte e colocá-lo a circular por todos os meus contactos, com pedido urgente de divulgação.
Ana

Anónimo disse...

Mercúrio já vai pelo nosso país fora, espalhando a Palavra! ;-)

DelfimPeixoto disse...

Também levei o Não para o meu blog

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page