sábado, 14 de junho de 2008

O BOM EXEMPLO DO MINISTÉRIO

171 autarquias envolvidas em actividades de enriquecimento curricular na DREC


Ministério explica atrasos nos pagamentos aos docentes

O Ministério da Educação explica o atraso no pagamento dos salários dos professores que desde o início do ano lectivo 2006/2007 estão envolvidos em actividades de enriquecimento curricular com o "tempo" exigido para apurar a real situação no terreno, em termos do número de crianças envolvidas.

Na edição da semana passada, O AVEIRO deu conta da situação de dezenas de professores da região de Aveiro que se encontram há meses sem receber o salário pela formação dada no âmbito dessas actividades realizadas com os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo o Ministério da Educação respondido esta semana.

A transferência de verbas, explica a tutela através do Gabinete de Imprensa, "ocorre com a celebração de contratos-programa". A celebração destes contratos "depende do apuramento do número de crianças envolvidas, o que exige tempo", refere o Ministério.

"Assim que todos os processos ficam concluídos, o dinheiro é transferido. No caso da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), a verba foi transferida em 19 de Dezembro", acrescenta a nota enviada a O AVEIRO.

Autarquias referiram problemas

A tutela confirma, assim, que até Dezembro dezenas de docentes não receberam qualquer quantia. O alerta tinha sido dado pelo Sindicato de Professores da Região Centro e verificado por O AVEIRO junto de duas autarquias da região, Estarreja e Aveiro.

No caso de Estarreja, o vereador responsável pelo pelouro da Educação, João Alegria, referiu que a autarquia não recebera ainda qualquer valor DREC da e que os monitores estavam "sem receber desde o início do ano lectivo". Neste concelho, leccionam à volta de 40 professores, orientando actividades como Inglês, Música e Deporto.

Em Aveiro, o vereador responsável pelo pelouro da Educação, Pedro Ferreira, informou que a verba necessária, cerca de 200 mil euros, apenas chegou no dia "2 de Janeiro de 2007" e afirmou que as pessoas estiveram "três meses sem receber nada".

Números

Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Educação, ao nível da DREC estão envolvidos em actividades de enriquecimento curricular de ensino do Inglês 31887 alunos dos 3º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico. O ensino da Música abrange 68209 discentes, a actividade física e desportiva 68368 e o Apoio ao Estudo 67729. Este tipo de actividades envolve 171 autarquias ao nível da DREC.

ed. 849, 12 de Junho de 2008

In
O Aveiro

1 comentário:

Anónimo disse...

E (ainda) os trabalhadores não-docentes das escolas (auxiliares de acção educativa e funcionários administrativos) recebem os seus salários através do próprio ministério, imagine-se através das autarquias!!!!!!
A propósito. Alguém me pode explicar qual a razão da transferência destes trabalhadores das escolas para as autarquias?

Aquela "coisa" chamada "sindicato" assinou a "coisa".!!!!!
Que "coisa". (?)

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page