sábado, 21 de junho de 2008

SURPRESAS SEM SURPRESA

O balanço do debate promovido pelo MEP, hoje à tarde, subordinado ao tema "Avaliação de Professores: esta não! Mas qual?", foi duplamente revelador:

. teve o condão postivo de intervenções interessantes dos "oradores" convidados e de algum debate que foi possível, numa tarde quente de início de Verão;

. embora o espaço não desse para muitos mais (instalações da Associação 25 de Abril), a meia centena de participantes demonstrou que a modorra que tolhe os professores é mais profunda do que o desejável, tendo em conta o contexto actual e o que aí vem.

Verdadeiramente "novo", embora apenas aflorado, com o atraso que já teve os seus custos (mas "vale mais tarde do que nunca"), foi a existência de um projecto de modelo alternativo de Avaliação do Desempenho dos Docentes da responsabilidade do SPGL, apresentado pelo reresentante sindical que interveio. Pelos vistos, ninguém sabia da sua existência e nenhum dos participantes conhecia o conteúdo dessa proposta de «modelo integrador», baseado na auto-avaliação e na co-avaliação.

Supomos, assim, que o conteúdo da proposta não seja conhecido dos professores, tal como não é de nós. Ficamos à espera, embora o tempo seja, cada vez mais, nosso inimigo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tive a oportunidade de uma breve trocade impressões com o João Paulo Videira, no final do debate, perguntando-lhe directamente por que não é já lançado no site do SPGL o documento sobre o modelo alternativo de avaliação de desempenho profissional dos docentes. Parece que têm que existir não sei quantas reuniões e uma aprovação na federação (Fenprof). Perguntei depois de poderia estar divulgado publicamente no dia 1 de Setembro mas o sindicalista respondeu que provavelmente (talvez, não depende dele, claro) lá para o final do 1º período.
INACREDITÁVEL, digo eu!!!!!
Vou responder através de um comentário de uma nossa colega e dirigente do SPGL, publicada no blog "Educação do meu Umbigo"

"Mabel Diz:
Junho 21, 2008 at 7:48 pm
h5n1

Estou de acordo com o que disse, mas a Ordem é um assunto diferente. Repugna-me que qualquer organização sindical ande a “reboque” da agenda política de qualquer partido, que sabemos ser o comunista, o “legítimo” que se apropria das lutas dos trabalhadores, desacreditando-os, chegando a mesmo a estragá-las, com os seus calendários e oportunismos.
Sou dirigente sindical e luto por isso dentro do sindicato, votei contra a eleição do Mário Nogueira, por ser militante de base do Partido, mas a máquina deles é forte e “colaram” a opositora dele ao PS, o que é mentira, eles tinha propaganda e nós não.
Daqui a um ano o SPGL vai a votos, vou lutar para que não ganhe nenhuma lista ligada ao PCP.
Porque se ganharem, é melhor fecharmos a porta, pois vão só defender os interesses do Partido. Pelas zonas onde eles ganharam nas eleições passadas já se percebeu.
Uma cabeça a mandar e muitas a abanar!
Estou farta de rebanhos acéfalos."

Vergonhoso, sr Mário Nogueira! Escandaloso!
Baixo. Muito baixo.
Disse.
Ana

Anónimo disse...

A mim parece-me é que tudo acabará por ir entrando... sorrateiramente... como a ministra quer, ante sindicatos feitos e professores inertes.
Quando se acordar será tarde!

Anónimo disse...

Estado deve dividir Educação e Saúde com privados

Confrontada por uma militante, Manuela Ferreira Leite defendeu a continuidade do Estado nos sectores da Educação e da Saúde, “para servir com qualidade as pessoas com menos meios” e a necessidade de o sector privado intervir nestas áreas.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1329355

Que tal "solicitarmos", delicadamente, para Portugal vir a fazer parte, aos bocados ou na totalidade, de uma província espanhola?
É que só nos resta luvas brancas, uma bandeja na mão e sermos (defitivamente) os criados dos restantes cidadãos europeus e escravizados pelos mafiosos portuganheses que tomaram conta do "sítio".
Outra "pilantra"!

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page