sexta-feira, 31 de outubro de 2008

MOÇÃO DA ESC. SEC. ANDRÉ DE GOUVEIA

Face à regulamentação do Estatuto da Carreira Docente, no que se refere ao sistema de avaliação do desempenho, estatuída pelo Decreto Regulamentar nº 2/2008, de 10 de Janeiro, e aos instrumentos de registo dela decorrentes, entendem os docentes da Escola Secundária André de Gouveia:

1. Manifestar o seu profundo desacordo relativamente ao modelo de avaliação definido, pois a arbitrariedade, a complexidade, a subjectividade, a lógica burocrática, a incoerência e as injustiças que o caracterizam ou dele decorrem:
- constituem uma séria violação da singularidade e da humanidade próprias da relação pedagógica;
- constituem uma inaceitável afirmação de desconfiança pelo trabalho profissional dos docentes;
- comprometem o desempenho digno do trabalho dos professores;
- criam graves factores de conflituosidade entre pares;
- geram um mau ambiente de relacionamento inter-pessoal nas escolas.
Em consequência, a qualidade da educação é seriamente posta em causa, afectando negativamente as aprendizagens dos alunos, afinal a primeira razão de ser da escola.

2. Solicitar ao Conselho Executivo e ao Conselho Pedagógico que suspendam o processo de avaliação do desempenho na nossa escola.
O desenvolvimento do processo com vista à avaliação do desempenho não respeita o que determinam os artigos 8º e 14º do próprio Decreto Regulamentar nº 2/2008, uma vez que o Regulamento Interno, o Projecto Educativo e o Plano Anual de Actividades não se encontram aprovados por forma a enquadrar os seus princípios, objectivos, metodologias e prazos.
Suspender o processo de avaliação permitirá: (1) recentrar a atenção dos professores naquela que é a sua primeira e fundamental missão – ensinar; (2) que os professores se preocupem prioritariamente com quem devem – os seus alunos; (3) antecipar em alguns meses a negociação de um outro modelo de avaliação do desempenho docente, quando já estão em circulação outras propostas, radicalmente diferentes e surgidas do meio sindical.

3. Solicitar ao Conselho Pedagógico a não aprovação dos instrumentos de registo elaborados pela Comissão Coordenadora da Avaliação do Desempenho da nossa escola.

Évora, 28 de Outubro de 2008.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns aos colegas da Escola Sec. André de Gouveia.
Força Professores!

Abraço solidário.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page