quinta-feira, 30 de outubro de 2008

MOÇÃO NA ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO

Sr. Presidente da República
Sr. Primeiro-Ministro
Sr.ª Ministra da Educação
Sr. Presidente da Comissão de Educação da Assembleia da República
Sra. Directora Regional de Educação do Centro

Excelências:

Os signatários, membros do Conselho Pedagógico da Escola Secundária de Avelar Brotero, empenhados em honrar a imagem e a história centenária desta instituição de ensino e cientes das suas responsabilidades como cidadãos e professores, têm-se empenhado, com muito esforço e sacrifício, por cumprir o que legalmente lhes é imposto, no âmbito do processo de avaliação docente.
Assim é que, até ao presente, o Conselho Pedagógico realizou as actividades e definiu os instrumentos tendentes à efectivação de tal avaliação, em conformidade com o regime legal estabelecido.
Refira-se que, já no ano lectivo anterior, se tinham apercebido, e bem, do sistema que se pretendia implementar, pois toda a legislação produzida apontava para esta conclusão. Na altura, os órgãos desta escola assumiram publicamente a sua posição. No entanto e apesar da discordância, cumpriram o estabelecido no Memorando de Entendimento, em 68 docentes contratados. A aplicação desta medida foi a primeira confirmação e reforçou a justeza das referidas discordâncias.
Verificam, porém, os signatários que a complexidade e aparente inadequação à realidade escolar das exigências decorrentes do modelo de avaliação instituído por esse regime legal tornam muito difícil e penoso o trabalho dos órgãos de gestão e orientação pedagógica e conduziram, já, a um estado de grande perturbação e desgaste, físico e psicológico, da generalidade dos 256 professores da Escola.
Constata-se que parâmetros, itens e descritores da ficha do PCE, inscritos nos instrumentos de registo construídos nas escolas, permitem inequivocamente concluir que é humanamente impossível diferenciar 256 professores, desta escola. Se não veja-se: para cada professor, temos de trabalhar, ao longo do ano, com mais de 20 folhas individuais repartidos por uma panóplia de cursos, como Científico – Humanísticos, Tecnológicos, Profissionais, de Educação e Formação (CEF), Recorrente modular, processo RVC e respectiva formação de curta duração e Cursos de Educação e Formação de Adultos (CEFA). Recorde-se ainda o caso de professores que simultaneamente avaliam e validam.
Os signatários estão firmemente convencidos que, a manter-se tal modelo de avaliação e as exigências que impõe aos professores, seja como avaliadores seja como avaliados, estes não terão as condições indispensáveis para o cumprimento das tarefas directamente relacionadas com a função essencial da docência.
Nestas circunstâncias, os signatários apelam a Vossa Excelência para que, a bem da necessária estabilização do ambiente escolar e da preservação das condições do exercício da função docente, seja suspenso o actual modelo de avaliação, até que seja encontrada alternativa adequada e compatível com o normal funcionamento da escola.

3 comentários:

Anónimo disse...

A Publicidade da ministra para a opinião pública já começou...agora transitam todos, não há reprovações.

Ninguém cuida dos excelentes alunos...todo o ministério virado para quem não quer trabalhar nem empenhar-se nas tarefas escolares.

Os Enc. de Educação, com as devidas excepções, principalmente os que menos acompanham os filhos, ficam satisfeitos.

Portugal no seu melhor ...progresso sem responsabilidade.

Anónimo disse...

Continuamos todos à espera de notícias da bendita reunião. Devem ser claros com os profs que vos apoiam. Na minha escola a lista para 8 está em branco; para 15 tens alguns, mas o pessoal está à espera para ver em que param as modas...

FAMARAL disse...

Os Encarregados de Educação conscientes estão apavorados com o sucesso garantido dos seus educandos.Receiam que os mesmos se tornem mutantes...irreconhecíveis,ao ponto de nem conseguirem falar português...Coitado de quem nasce inteligente.É uma desgraça p'ra Nação.

Desde 01-01-2009


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