quinta-feira, 27 de novembro de 2008

BEIRIZ, BEIRIZ IMPERTIGA O NARIZ!

É este o ambiente de intrigas promovido pelo ME.
Assunto: Prós e contas: EB2/3 de Beiriz - Infelizmente não é assim!...

Ex.ma Drª Fátima Ferreira,

Em boa hora, e já era mais que oportuno e expectável, a Drª Fátima Lima vai tratar de um tema fracturante - com repercursões inimagináveis, no percurso escolar dos alunos e nossos filhos, uma vez que a educação tem servido de arma de arremesso político constante de todos os governos: A educação e a avaliação dos professores!
O que se passa nas escolas é dramático!

Nas escolas, imperam o medo de falar, as infindáveis reuniões burocráticas e a inexistência de condições físicas de trabalho dos professores...

Qual era a empresa neste país, que se dava ao luxo de perder tanto dinheiro com as dezenas de professores, que têm de estar de alerta, de plantão, na sala de professores - sem condições físicas e, naturalmente, sem o acolhimento necessário ao desenvolvimento de qualquer trabalho preparatório da sua actividade, impossibilitados, por isso, de produzir - à espera de ter de suprir a falta de outro colega que, por motivos imponderosos, teve de faltar à aula?

Não deveríamos começar por criar essas condições físicas de trabalho, com gabinetes partilhados por 3 ou 4 professores, com equipamento informático individualizado e acesso à internet, tornando os professores prestáveis para esclarecimento de dúvidas ou dificuldades apresentadas pelos alunos e fazendo da escola o seu local de preparação de aulas, correcção de trabalhos e a qualquer momento, disponíveis para proceder à substituição de colegas?
Reinaria a Paz e serinidade nas escolas!

Não seriam estas as medidas que qualquer governo, qualquer ministério devia defender?
É caro? Não! Tenho a certeza que o ministério da Educação, em parceria com autarquias e mecenato privado, rápida e substantivamente, melhorava a eucação em portugal.

Drª Fátima,
O jornal Público apresentou na última semana um exemplo de escola a seguir: Eb2.3 de Beiriz.
Infelizmente, não é verdade o que se tenta passar sobre esta escola! Quando li esta reportagem, julguei que não estava no meu país! Como gostaria que assim fosse! Tudo feliz!

Não é verdade. Infelizmente é muita maquilhagem, muito artificialismo! Basta ver a declaração pública que os professores desta escola apresentaram, evidenciando o clima ditatorial, que lá se vive, impedidos pela sua presidente de se manifestarem. Este documento já circula pelos milhares de professores da zona norte e foi enviado também a todos os sindicatos.
Apresento os melhores cumprimentos e solicito que esclareça este facto no seu programa, dada a mentira que a V/ convidada, Luísa Moreira, irá defender.

Atenciosamente
J. AZEVEDO


NOTÍCIA DO PÚBLICO (o Esclarecimento à entrevista ao Público - 18/11 - encontra-se aqui):

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page