terça-feira, 30 de dezembro de 2008

DESTRUIÇÃO, PALHAÇADA E SILÊNCIO

Senhor Presidente da República,

É incrível o que o governo, de que o Sr. se preza por cooperar, estrategicamente está a fazer aos portugueses e aos professores em particular.

Repare que agora já ninguém fala mais em avaliação e no Estatuto da Carreira Docente (ECD); parece que já passou de moda, mas olhe que não, olhe que não...

Esta semana, à minha escola, chegou uma *ordem telefónica* vinda da Srª Directora da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), com o seguinte conteúdo:

- Queria saber quais os professores que querem ser avaliados e tinha as seguintes opções de resposta:

1. Sim, no actual modelo;

2. Sim, mediante outro modelo;

3. Não.

Como é óbvio, na minha escola, Escola EB2,3/S Abel Botelho - Tabuaço, e como em todas as escolas, 100% dos docentes assinaram pela opção *2. Sim, mediante outro modelo; *e ficamos todos contentes, pois teremos de ser avaliados à força mas mostramos o nosso descontentamento.

Como tal resposta não agradou à Srª Directora da DREN, eis que no dia seguinte surge nova ordem telefónica que passo a explicar:

- A Srª Presidente do Conselho Executivo, Drª Berta Amaral, apareceu na sala de profs, por volta das 16h, a dizer que tinha recebido um telefonema da DREN a alterar o conteúdo do dia anterior e que agora só podiam escolher * sim* ou *não* e que quem se recusar a assinar é considerado como não querer ser avaliado. Estávamos alguns professores na sala e questionámos a Drª Berta acerca da veracidade de tal procedimento, visto ter sido uma ordem emanada pelo telefone. Solicitámos ainda à responsável pela escola que solicitasse tal ordem por escrito, à qual obtivemos uma resposta, uma resposta no mínimo surreal. Ora veja:

- "Eu não peço nada, apenas cumpro ordens de quem me vai avaliar. Se eu não faço isto, estou "lixada". Era o que me faltava. Eles (DREN) dizem que eu tenho poderes para vos dar ordens e que vocês só têm é que aceitar e mais nada." (palavras da Presidente do CE, Berta Amaral). Mais afirmou que "eles (DREN) agora não mandam nada por escrito porque andam sempre a alterar tudo e, como não se querem comprometer, fazem assim. Eles (DREN) não se querem comprometer, vou comprometer-me eu? Nem pensem... têm de assinar se não quiserem ser prejudicados, e mais nada!"

Perante tal facto, ninguém assinou qualquer papel até reunirmos em plenário de profs e ser tomada uma posição em conjunto.

Agora, Sr. Presidente, que me diz a este clima de palhaçada que se vive nas escolas e que este Ministério anda a fazer? Acha que isto é correcto?

Vivemos numa democracia ou estamos no tempo da outra senhora? Estas ordens que agora foram emanadas pela Srª DREN já são a pensar que já está instituído o Director da Escola, mas olhe que ainda não está. O Senhor está de acordo? No seu tempo de PM fez tal aberração? Concorda? Isto é uma vergonha!!!!!!!!!!!!! Imagine só quando estiver instituída a figura do Director de Escola? Vai ser uma pura ditadura...

Senhor Presidente, bem sei que é importante inaugurar empresas de sucesso, cortar fitas de circunstâncias, fazer discurso a falar ao coração e estar em Belém com todo o conforto do cargo, mas também é necessário que exerça os poderes de garante da Constituição, e que o faça bem feito e não fique só por palavrinhas mansas e de apoio à Srª Ministra.

Perante tal anormalidade nas escolas, faça o quem tem de fazer para repor a normalidade, nem que para isso seja necessário chamar, publicamente, à atenção este (des)governo para não tomar atitudes sujas para com os professores e com todos os portugueses. Ou será que o senhor está de acordo com tudo isto e com as ordens telefónicas? Está?...


[Professor identificado]


PS: Espero obter resposta rapidamente porque está em causa o meu futuro profissional e, como sou prof. contratado, ainda sou sujeito a mais pressões.

Sou português, pago impostos e como tal exijo respeito, e das dezenas de missivas enviadas para o Sr. nunca tive o prazer de ter uma resposta. Belém terá falta de funcionários? Será?...

2 comentários:

Que frio! disse...

Excelente carta!
No dia 23 de Dezembro também enviei uma(como talvez milhares de colegas) e nunca obtive qualquer resposta.
Será que o Presidente da República não sabe destas trapalhadas, aberrações que se fazem nas escolas, nas DRE's, etc.? Ou será que também ele está manipulado pelo "Presidente do Conselho"?

Anónimo disse...

Esta senhora da Dren, sempre tem demonstrado um rigor pela ditadura do cargo...nota-se nas suas intervenções pedagógicas que de nada tem

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page