terça-feira, 16 de dezembro de 2008

ENA! ENA! ESTÃO CHEIOS DE GARRA!


-----Mensagem original-----
De: Elisabete Oliveira (DREN) [mailto:elisabete.oliveira@dren.min-edu.pt] Em nome de Direcção (DREN)
Enviada: quinta-feira, 11 de Dezembro de 2008 16:33
Para: Lista de Escolas Públicas (DREN - Externo)
Assunto: Avaliação de desempenho


Exmo. Sr. ou Sr.ª:
Director [a] / Presidente do Conselho Executivo [,]

. . Em primeiro lugar gostaria de agradecer toda a colaboração e apoio sempre demonstrado pela escola que V. Ex.ª dirige. Estou certa que o processo de avaliação de desempenho tem merecido da escola um trabalho acrescido na sua implementação. Espero convictamente que as reuniões de trabalho já realizadas com todos os coordenadores e membros da gestão, tenham sido um contributo para a organização do processo. Da nossa parte iremos desenvolver outros processos de apoio designadamente, onde os esclarecimentos e a nossa organização não correspondeu a certas expectativas dos participantes, quer nas escolas com maior número de perguntas colocadas nas Equipas de Apoio às Escolas da DREN e nos serviços da sede.
. . Importa contudo antes do mais dar garantias a todos, e estas devem constituir prioridade para todos nós, pelo que chamamos a sua particular atenção para o facto de estarem também a chegar a diferentes serviços do Ministério da Educação queixas de docentes que se vêem inibidos ou impedidos de prosseguir com o processo de avaliação de desempenho.
. . Atendendo a que o processo de avaliação de desempenho do pessoal docente deve prosseguir com normalidade em todas as escolas, e que os normativos que o regulam (Decretos Regulamentares nºs 2/2008 e 11/2008) estão em vigor e neles se baseiam as alterações aos despachos recentemente aprovadas e dadas a conhecer a todas as escolas, vimos solicitar o seguinte:

    · . .Os directores e os conselhos executivos, enquanto garantes do cumprimento da legalidade nas escolas, devem assegurar a criação das condições indispensáveis ao normal desenvolvimento do processo de avaliação, intervindo sobretudo nas situações impeditivas do exercício do direito à avaliação por parte dos docentes;
    · . . Os directores e os conselhos executivos devem desmentir eventuais informações que dêem como suspenso o processo na escola que dirigem, uma vez que tal é susceptível de alimentar dúvidas e incertezas junto de todos os que querem prosseguir o seu trabalho e se sentem sem protecção no interior da escola.

Com os votos de Boas Festas e os meus melhores cumprimentos,

A Directora Regional de Educação do Norte

Margarida Moreira

    NOTAS

    Sublinhado nosso.

    Destaca-se, a vermelho, o excelente PORTUGUÊS de quem redige e assina o texto, nomeadamente na utilização da pontuação. Chega ao cúmulo de separar, por vírgula, o sujeito do predicado! Excelente avaliação! É esta a bitola da nossa avaliação! Viva Portugal!

    [Entre colchetes vermelhos, o que deveria estar, mas não está!]

    ADENDA:

    Chegou-nos, entretanto, um comentário de um colega, que aqui partilhamos:

    O ofício da DREN é de facto uma delícia de escrita, Português escorreito que nem António Vieira ou Eça. A propósito do ofício da zelosa "inducadora" da DREN e do dever dos executivos garantes do cumprimento da lei: a minha Escola aprovou em Pedagógico a suspensão da avaliação, já há um mês, após pedido subscrito por cem por cento dos professores (incluindo todos os membros do executivo). Essa tomada de posição e votação foi enviada jà à DREC. Como irão estes executivos (e tantos outros de que temos conhecimento) garantir o cumprimento de...?
    Aliás, é curioso como se exigiu na DREN (ou se fez uma inquisição aos professores, ou intimidação) o cumprimento de uma lei que nem sequer existe, com toda a desfaçatez, como se este fosse o reino do Bokassa (se calhar é). Esta gente já terá ouvido falar em princípio da legalidade consagrada na Constituição e no Código que regula os actos da administração? Ou antes: já leram uma linha da Constituição da República antes de mergulharem nos carreiros partidários, ou já terão ouvido falar de tal coisa, terão lido uma linha sobre regimes democráticos, terão alguma noção ao menos sobre o que é uma lei ... ou licenciaram-se todos
    ad hoc na tal UNI para aparecerem como "doutores" e governantes?

    FP

    Sem comentários:

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