sábado, 13 de dezembro de 2008

MODELO DE AVALIAÇÃO: 13 PROFESSORES A FAVOR; 139.987 CONTRA

O Partido Socialista conseguiu juntar 13 professores para darem o seu apoio à ministra da Educação!

Portanto, ficamos todos a saber: 13 professores estão a favor desta política de educação; 139.987 estão determinadamente contra ela!

O Francisco Trindade enviou-me um texto que começa com uma ironia interessante.

A classe docente ficou desde ontem irremediavelmente dividida!

Se até ontem podíamos todos falar de unidade da classe docente, desde ontem isso passou a ser impossível!

É triste, mas é a realidade!

O número fabuloso de 13 docentes de todo o país foram prestar vassalagem... desculpem, apoiar a ministrazinha da deseducação à 5 de Outubro durante um encontro de três horas!...

Comandados por essa grande especialista em ciências da deseducação que não dá aulas há uma porrada de anos, a prof. Armandina Soares, mulher independente de qualquer partido político, arr...err...err...arr!!

Desculpem tenho uma coisa na garganta... ARR, AERR!!! Pronto já está, já saiu!...

Então, como prova da sua dedicação, lá fizeram um manifesto onde dizem:

“Queremos que prossiga o processo de avaliação do nosso desempenho, instrumento necessário para a avaliação da profissão docente e contributo decisivo para a qualificação da escola pública”.

Mais: No documento, clarificam querer “que a avaliação produza efeitos, premiando o mérito” e reconhecem “na estrutura deste modelo de avaliação” as vertentes “essenciais na avaliação dos professores”.

Assim é que é, sem papas na língua! Provavelmente à espera de continuar a não dar aulas e talvez ambicionar um tachozinho na 5 de Outubro muito proximamente... Que dar aulas não é para uma especialista em não sei o quê... Dar aulas é somente para professorzecos sem outras ambições...

Mas ainda mais extraordinário: À saída da reunião com a ministra, a não ser a dita especialista, mais nenhum dos outros professores quis prestar declarações aos jornalistas e foi vê-los patas para que te quero a fugir das câmaras de televisão... A justificação não foi a vergonha que sentiam na cara por tal acto, mas que tinham que ir dar uma aula de substituição...

Francisco Trindade


Aqui a transcrição da notícia (do lado direito há um inquérito a que deve responder: "Na discussão do processo de avaliação dos professores quem acha que deve ser o primeiro a ceder?")

EDUCAÇÃO
Professores a favor da avaliação reuniram-se
12 12 2008 21.01H

Um grupo de professores a favor da avaliação de desempenho reuniu-se hoje, em Lisboa, com a ministra da Educação para mostrar que estão satisfeitos com a simplificação do processo neste ano lectivo e apoiam a sua implementação.

“Queremos que a avaliação seja feita no interior das escolas mas aceitamos e consideramos fundamental que tivesse havido todo este processo de simplificação porque é o primeiro ano que o vamos implementar”, declarou Armandina Soares, porta-voz do grupo de 13 pessoas de várias escolas do país que estiveram hoje no ministério.

A professora afirmou que as simplificações ajudaram a implementar a avaliação: “Retiraram alguma carga, aligeiram aspectos processuais - as tais famigeradas fichas de avaliação - e trouxeram a possibilidade de os professores poderem optar por querer, este ano, avaliação na componente científico-pedagógica ou serem avaliados na sua componente funcional”, esclareceu.

Sobre a “luta” que tem vindo a ser travada pelos sindicatos pela suspensão do processo, Almerinda Soares considerou que “não faz sentido”: “Acho que neste momento temos de partir para o trabalho, já estamos cansados”.

O grupo, que representa cerca de uma centena de docentes a favor da avaliação de desempenho dos professores, defende “um apaziguamento nas escolas e que exista alguma reflexão sobre o que está a acontecer”.

“Queremos que prossiga o processo de avaliação do nosso desempenho, instrumento necessário para a avaliação da profissão docente e contributo decisivo para a qualificação da escola pública”, refere o manifesto entregue hoje à ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.

No documento, clarificam querer “que a avaliação produza efeitos, premiando o mérito” e reconhecem “na estrutura deste modelo de avaliação” as vertentes “essenciais na avaliação dos professores”.

Armandina Soares sublinhou que o grupo não tem qualquer tipo de conotações partidárias e que se constituiu por proximidade e por desejarem voltar “a olhar num sentido positivo para o trabalho” que têm pela frente.

In Destak.


Aqui pode ver quem é a "distinta" referida no texto e na notícia.


8 comentários:

Anónimo disse...

AQUI SE VÊ A DIGNIDADE DESTE GOVERNO - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NA COMPRA DE MAIS MEIA DÚZIA DE ELEMENTOS DO PS, PARA FAZEREM UM ESPECTÁCULO TRISTE PERANTE A OPINIÃO PÚBLICA...
E ASSIM VÃO DIZENDO QUE OS PROFESSORES ESTÃO A FAVOR DESTE SISTEMA...QUE VERGONHA DE POLITICOS

Anónimo disse...

Que súcia! Nunca conheci igual e já tenho 57 anos. Nem no tempo do fachismo havia tão pouca vergonha! Tudo isto mostra o carácter do líder do PS.

Pata Negra disse...

E se fosse o contrário? Se existissem apenas 100 professores que se manifestassem contra a este modelo de avaliação? Existiria notícia? Seriam recebidos por alguém?
Assim vai o regime

Anónimo disse...

Não percebi muito bem estes números.

Há 140.000 professores?
Só 13 professores estão a favor?
Daí 139.987?

E aqueles 120.000 da manifestação?

Não há aí uma diferença de 20.000?

Devo ter que voltar aos bancos da escola primária.

Ou alguém está com a memória muito curta!

Anónimo disse...

Pois... parece-me que é mesmo o anónimo das 17:12 que está com a memória curta.

Na semana seguinte aos 120.000 (15 de Novembro) vieram cerca de 20.000 para a rua.

:)

Rui Oliveira disse...

E mais, há muitos professores que como eu não puderam ir à manifestação (em Lisboa), mas que estão de ALMA e CORAÇÃO com os colegas. A ministra sabe isso muito bem; certos anónimos é que parecem ignorar...

Rui Oliveira disse...

E mais, há muitos professores que como eu não puderam ir à manifestação (em Lisboa), mas que estão de ALMA e CORAÇÃO com os colegas. A ministra sabe isso muito bem; certos anónimos é que parecem ignorar...

Carlos disse...

"Os tigres matei-os eu
fui comido pelos percevejos"

Esta malta é muito parecida com esses bichos...

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page