terça-feira, 23 de dezembro de 2008

TESTEMUNHO DE UMA GUERREIRA A SEGUIR

Caros colegas,

Tinha pensado não escrever, nos tempos mais próximos sobre a nossa LUTA contra as políticas deste desnorte Ministerial e governamental.

Mas, na sexta-feira, fui confrontada com perguntas e comentários de colegas, que me deixaram apreensiva. Assim, decidi voltar a deixar aqui o meu testemunho e o que penso de tudo isto.


O GOVERNO NÃO RECUOU, OU SEJA, O SEU REPRESENTANTE - "O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO" - NÃO RECUOU UM MILÍMETRO.

ESTE "SIMPLEX" É APENAS UMA TENTATIVA DE APAZIGUAR A CLASSE DOCENTE E, ASSIM, CONSEGUIREM IMPLEMENTAR UM REMENDO DE AVALIAÇÃO QUE LHES PERMITA VOLTAR AO MODELO DE AVALIAÇÃO, QUE QUASE TODOS (há pelo menos 13 que se revêm nesse modelo) ANDAMOS A CONTESTAR, A SUPRIMI-LO, A MANDÁ-LO PARA O LIXO.


Que move o GOVERNO e O ME para este modelo simplificado, apenas para este ano lectivo?

- ENGANAR, COM A SIMPLIFICAÇÃO, OS PROFESSORES, DIVIDI-LOS E LEVÁ-LOS A SUBMETEREM-SE A ESTA AVALIAÇÃO COM PROMESSAS, QUE SÓ SE MANTERIAM ATÉ ÀS ELEIÇÕES.

- SE CONSEGUISSEM O SEU OBJECTIVO, FARIAM PASSAR PARA A OPINIÃO PÚBLICA A IDEIA DE QUE, AFINAL, OS PROFESSORES NÃO QUEREM É SER AVALIADOS COM O TAL RIGOR, QUE ELES APREGOAM, MAS QUE ACEITAM SITUAÇÕES DE FACILITISMO. PORTANTO, VIRAREM A OPINIÃO PÚBLICA CONTRA NÓS.

- TEREM PRÉ-CAMPANHAS E CAMPANHAS ELEITORAIS TRANQUILAS, PARA TENTAREM A MAIORIA E DEPOIS VOLTAREM COM O ACTUAL MODELO DE AVALIAÇÃO, SEM MARGEM DE MANOBRA DA NOSSA PARTE PARA NOS TEMPOS MAIS PRÓXIMOS NOS LIBERTARMOS DO DITO.

- ESVAZIAREM A GREVE DE 19 DE JANEIRO, PORQUE SE CONQUISTAREM MUITOS, COM TAL ENGODO ISSO SUCEDERIA, DAVA-LHES MUITO JEITO LIVRAREM-SE DA LUTA DOS PROFESSORES "AO TEREM CONSEGUIDO DIVIDI-LOS!"

- ELES DIZEM SEMPRE: "ESTA SIMPLIFICAÇÃO É SÓ PARA O PRESENTE ANO LECTIVO, DEPOIS VOLTA O MODELO CONTESTADO"; PORTANTO, ESTAS MEDIDAS DE SIMPLIFICAÇÃO SÃO MERAS MANOBRAS DE DIVERSÃO. LÁ DIZ O DITADO: "COM PAPAS E BOLOS SE ENGANAM OS TOLOS!"

- POR OUTRO LADO, OS SINDICATOS, QUE FAZEM MUITA FALTA EM DEMOCRACIA, TAMBÉM ESTÃO ATENTOS, POIS SE ESTE SIMPLEX AVANÇAR É PORQUE OS PROFESSORES DEIXARAM, OU SEJA, SOZINHOS NAS ESCOLAS NÃO SOUBERAM LUTAR; PORTANTO, AFINAL, TALVEZ TIVESSE SIDO MELHOR UM ENTENDIMENTO COMO EM ABRIL PASSADO! E NÓS FICARIAMOS SEM ARGUMENTOS E NAS SUAS MÃOS. ORA, O SINDICALISMO FAZ MUITA FALTA, MAS TEM DE SER EM CONVERGÊNCIA COM AS CLASSES QUE REPRESENTAM E NÃO DOS SEUS INTERESSES. ESTE TEM DE SE VIRAR PARA FORA, OU SEJA, PARA NÓS.


Estamos congelados há uns anos, a crise está aí, a vida está difícil, mas não são mais UNS EUROS, no imediato, que nos vão aliviar as dificuldades que esta situação económica nos traz. Mesmo aqueles que passassem de escalão, a compensação económica seria tão infíma, que não compensa HIPOTECAR A VIDA DE UMA CLASSE POR UM PUNHADO DE MOEDAS CHEIAS DE FALSIDADE.

Juridicamente, não nos podem fazer nada, nem aos contratados. Todas as ameaças feitas são apenas isso - ameaças, pois eles sabem que não as podem aplicar; portanto, estão a jogar com a ignorância legal, que alguns tenhamos, que leva a medos e assim poderem manipular esses, que por pequenas ambições ou medos infundados, façam e apliquem o que eles querem.

- Apenas podem evitar as mudanças de escalão, a progressão na carreira, provisoriamente, rigorosamente, mais nada.

- TEMOS DE CONTINUAR A RESISTIR LUTAR UNIDOS E MOBILIZADOS, SÓ ASSIM VENCEREMOS ESTES MONSTROS!

Quanto aos colegas da minha Escola uma palavra especiais:

- Os que receberem este e-mail já perceberam que ali, infelizmente, não existe grande unidade e coesão. Estamos alguns unidos, mas outros andam a fazer os seus jogos de bastidores, cuja finalidade ainda não descortinei, pois, se pensam conseguir louros e dividendos, estão muito enganados!

- Assim, decidi que, a menos que surja uma situação de super emergência, não vou fazer mais reuniões, nem sessóes de esclarecimentos. Porquê?

- Porque os interessados na nossa LUTA falamos uns com os outros, os que andam "A LESTE" ou não aparecem ou se o fazem é só para a crítica pela negativa, e terem atitudes contrárias às tomadas e votadas. Votam uma coisa e fazem outra. Assim, continuarei a ter informação espalhada por todos os sítios, a actualizar os placards, a prestar os esclarecimentos que forem solicitados, mas não vou fazer mais Abaixo-Assinados, nem as reuniões que refiro acima. Se pensarem bem e analisarem certos comportamentos, creio, que entendem...

Isto tudo é demasiado sério para sr levado com ironia, hipocrisia, etc., etc., etc., etc., etccccccccccccccccccccccccccccccccc. Mas a LUTA é de toda a classe docente; portanto, ali podemos ser poucos, mas somos muitos porque estamos com todos os colegas, que noutras escolas resistem e com essa força unida faremos, que este "SIMPLEX" não avance e não nos desgrace.

EU CONTINUAREI A NÃO ENTREGAR OS OBJECTIVOS, A NÃO ASSINAR NADA, QUE POSSA VIR A SER SOLICITADO, ENQUANTO ESTA AVALIAÇÃO NÃO FOR DEFINITIVAMENTE SUSPENSA E SUBSTITUÍDA POR UMA NOVA, ASSIM COMO NÃO DESCANSAREI DE LUTAR ATÉ QUE "O ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE" NÃO FOR TODO REVOGADO...E POR AÍ ADIANTE, POIS O PERCURSO DE LUTA É LONGO!!!!!!

Desejo a todos um bom Natal e que entrem 2009 cheios de FORÇA para MUDAR DEFINITIVAMENTE ESTA LUTA A NOSSO FAVOR. Temos APENAS O TEMPO QUE FALTA ATÉ às eleições...

Um abraço

Luísa Coelho



Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page