sábado, 24 de janeiro de 2009

ANTI SIMPLEX NA SECUNDÁRIA DE FERREIRA DIAS

Os professores da Escola Secundária de Ferreira Dias reunidos em Assembleia Geral no dia 21 de Janeiro decidiram, por maioria, manter a suspensão da avaliação de desempenho docente. O resultado da votação, por voto secreto, foi o seguinte: votos a favor, 125; votos contra, 29; votos brancos, 17.
Segue-se a moção aprovada.

MOÇÃO


A análise da legislação em vigor mostra que as condições objectivas para a aplicação do modelo de avaliação de desempenho, mesmo que simplificado, não se alteraram, tendo em conta os seguintes aspectos:

1. O modelo de avaliação da actividade docente continua a não ser um instrumento fundamental de valorização da escola pública e do desempenho dos professores;

2. Qualquer alternativa ao actual modelo de avaliação do desempenho só pode passar pelo fim da divisão artificial da carreira em professores e professores titulares, uma fractura que descredibiliza o próprio estatuto profissional e a função docente e que a grande maioria dos professores contesta;

3. A simplificação agora publicada em Diário da República (Decreto - Regulamentar 1-A/2009, de 5 de Janeiro) não alterou a filosofia e os princípios que lhe estão subjacentes. Este modelo não tem cariz formativo, nem promove a melhoria das práticas, chegando ao ponto de tornar opcional o essencial da profissão docente: a sua componente científico - pedagógica.

4. A versão simplex mantém o essencial do Modelo, nomeadamente, alguns dos aspectos mais contestados como a existência de quotas para Excelente e Muito Bom, desvirtuando assim qualquer perspectiva dos docentes verem reconhecidos os seus efectivos méritos, conhecimentos, capacidades e investimento na Carreira;

5. Outras alterações como as que têm a ver com as classificações dos alunos e abandono escolar, são meramente conjunturais, tendo sido afirmado que esses aspectos seriam posteriormente retomados para efeitos de avaliação;

Tendo em consideração o que foi referido anteriormente, os professores da Escola Secundária de Ferreira Dias, coerentes com todas as tomadas de posição que têm assumido ao longo deste processo:

- reiteram a sua intenção de ser avaliados, mas nunca por este modelo, mesmo numa versão que se limita a simplificar o acessório, mantendo os aspectos essenciais mais gravosos;

- manifestam ainda o seu direito a ser avaliados através de um modelo que seja justo, testado, simples, formativo e que, efectivamente, promova o mérito pela competência científico - pedagógica;

- reafirmam a sua vontade em manter a suspensão do modelo de avaliação, não entregando os seus Objectivos Individuais.

Cacém, 21 de Janeiro de 2009

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