quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

CARTA DE PROFESSORES A DEPUTADA SOCIALISTA

Os Professores da Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo, reunidos em Assembleia, aprovaram carta a enviar à Drª Odete João, deputada do Partido Socialista pelo distrito de Leiria e Professora na mesma escola, solicitando-lhe que vote a favor da iniciativa do CDS-PP, no próximo dia 23.

TEXTO APROVADO

Carta assinada pelos Professores e enviada à Drª Odete João e a todos os grupos parlamentares



Cara Drª Odete João,
Cara Deputada,
Cara Professora,
Cara Colega,

Como sabe, no próximo dia 23 a Assembleia da República vai ser chamada a votar um projecto do CDS-PP, a fim de suspender o actual modelo de avaliação.

Não será preciso realçar que a suspensão e a discussão de um novo modelo, que seja simples, eficaz e formativo, é essencial para que a tranquilidade regresse às escolas.

Foram precisos onze meses, duas grandes manifestações, duas greves históricas e muitas e muitas actividades para que a Senhora Ministra da Educação se desse conta de que o modelo que defendia não era viável. Por isso, ao fim de onze meses, repito, apresentou um Simplex que não é mais que um mau remendo, num tecido de si já muito desgastado. Este Simplex, feito só para este ano, não resolve, em nada, o problema maior com que nos deparamos: o Estatuto da Carreira Docente, a divisão dos professores e todo um processo de asfixiamento dos docentes enquanto cidadãos.

Os professores são cidadãos esclarecidos, ponderados e dignos. E, como sabe, esta política ministerial veio apoucar o trabalho dos docentes, querendo-os transformar em meros serviçais, capazes de preencher grelhas e mais grelhas, desgastando-os, intranquilizando-os e retirando-lhes tempo para a sua missão: ensinar.

Mas tudo isto sabe a Drª Odete João: primeiro, porque é capaz de reconhecer, enquanto deputada, os malefícios de uma má política; segundo, porque enquanto cidadã empenhada e participativa está atenta aos valores da democracia e do diálogo; terceiro, porque sendo Professora não pode deixar de reconhecer valor e seriedade às exigências dos seus colegas professores que, nas escolas, vão lutando contra imposições, ameaças e legislações, estas muitas vezes por mail.

Por outro lado, a Drª Odete João é deputada eleita pelo distrito de Leiria pelo Partido Socialista e é, de profissão, Professora nesta cidade.

Assim sendo, nós, professores e eleitores neste distrito, vimos chamar a sua atenção para o projecto que vai ser votado no dia 23. A sua aprovação é vital, como já referi, para toda uma Comunidade escolar.

No dia 23 espera-se dos deputados sentido de que representam a Nação e não, meramente, o partido pelo qual foram eleitos. E dos deputados que são professores espera-se muito mais: a capacidade de entenderem as condições em que trabalham os seus colegas, do clima que se respira nas escolas e o discernimento de que a tranquilidade dos professores, o valor das aprendizagens e a preocupação acrescida com os alunos só será possível com uma medida sensata: a aprovação da inicativa do CDS-PP, com a suspensão do actual modelo de avaliação.

Pedimos-lhe, em consequência que, tal como muitos outros deputados do Partido Socialista, vote a favor da iniciativa legislativa do CDS-PP e seja um dos parlamentares que venha trazer paz e tranquilidade às escolas.

Acreditando que em democracia os deputados são pessoas livres e independentes dos directórios partidários, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Os Professores da Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo

2 comentários:

Alda disse...

Será que os deputados são livres?
Será que conhecem os anseios das populações que os elegeram?

Anónimo disse...

Colegas

Está no momento de cada um de nós reflectir e chamar a atenção de todos os deputados da Assembleia da República para a necessidade de terminar esta guerrilha sobre a avaliação e o ECD que já dura há um ano; é urgente paz e sossego a todas as escolas do país e os senhores deputados vão ter uma excelente oportunidade de colocar um ponto final nesta guerra que desgasta todos e que prejudica gravemente o processo de ensino-aprendizagem de todos os alunos.

Toca cada um fazer uma reflexão séria e manifestar a todos os deputados as suas idéias sobre todo o processo de avaliação; sejam justos e peçam aos senhores deputados que tenham coragem e assumam definitivamente esta oportunidade de colocar ponto final na guerra entre o Ministério da Educação e os professores, em favor da escola pública.

Ao(s) autor(res) do Blogue pede-se que coloque no topo do Blogue o endereço electrónico de todos os deputados.

Faço votos que Sexta-feira todos possamos ir finalmente em paz para casa: professores, alunos, pais e Ministra da Educação.

Cumprimentos.

João

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page