quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

CHANTAGEM OU DECLARAÇÃO DE GUERRA?

O Ministério, através de Jorge Pedreira, ameaça os professores com processos. A ameaça é o desespero de quem não tem razão e se sente encurralado.

As últimas declarações de Jorge Pedreira parecem sair de um filme de ficção. As ameaças que faz não são mais do que o sintoma de quem perdeu o preâmbulo da batalha. Se o ME tem tanta certeza de que os professores sairão trucidados deste processo, por que razão não levaram a teimosia inicial avante e procedem ao "simplex"?
Desde o início que governo e ministério utilizam expressões como "não nos passa pela cabeça que os professores não cumpram a lei" ou "a avaliação está a decorrer com normalidade em todas as escolas"!

Aqui chegados, "vira-o-disco-e-toca-o-mesmo"!

As ameaças aos avaliadores são apenas isso: "ameaças" desesperadas de quem percebe que será impossível arranjar quem susbstitua esta peça fundamental da arquitectura do modelo de avaliação do ME.

Pedreira fala em "auto-avaliação"! Ora esta é apenas obrigatória no final do ano lectivo, não agora. Mesmo assim, seria (será?) interessante verificar se 70 ou 80 mil professores não a realizassem (realizarem)! Só se colocando os professores a organizar processos disciplinares do colega do lado!

As sanções aos PCE's e aos professores que não entregarem os objectivos individuais são ameaças gratuitas, a que a legislação não dá suporte. Não existe nenhum artigo no decreto-lei 15/2007, nem no decreto regulamentar 2/2008, nem no decreto regulamentar 1-A/2009 que refira que a não entrega dos Objectivos Individuais viola qualquer dever.

A melhor forma de resistir (é isso que não querem e que leva ao desespero do ME) é não entregar os objectivos individuais. Se tal for em tomada de posição de escola muito maior será a nossa força e a nossa segurança. E há muitas escolas que já o fizeram!

MOBILIZAR! UNIR! RESISTIR!

1 comentário:

alebana disse...

Quem com ferros mata, com ferros morre!

"E mai nada!"

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page