quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

DEPOIS DA BIOGRAFIA, RELATÓRIO DA OCDE

Começo a perceber melhor os cânticos em uníssono, que ouvi em manifstações: "Mentirosos, mentirosos, mentirosos, mentirosos" (bis).


PS modifica texto na página Internet sobre «relatório da OCDE»

Socialistas recusam comentar o assunto

O PS modificou esta quarta-feira na sua página na Internet o conteúdo de um texto que dava conta de um «relatório da OCDE» sobre políticas educativas, alterando-o para um artigo onde Sócrates «elogia a resistência» da ministra da Educação, noticia a Lusa.

No primeiro texto, ainda disponível no site dos socialistas, http://www.ps.pt/, às 11h24 de hoje, - distribuído no Parlamento pelo PSD - o título da notícia era «Relatório da OCDE elogia política de Educação do Governo PS».
Às 16h00, já durante o debate quinzenal no Parlamento com a presença do primeiro-ministro, a página do PS mostrava um novo título, «José Sócrates elogia resistência da ministra da Educação».
Também no corpo do texto se registavam alterações, tendo sido substituída, no segundo parágrafo, a expressão «relatório da OCDE sobre política educativa» por «estudo sobre política educativa».
Durante o debate na Assembleia da República, o PSD acusou o Governo de mentir quanto à autoria de um estudo internacional sobre educação, fazendo-o passar por um documento da OCDE, acusação desmentida imediatamente pelo primeiro-ministro.
«O sr. primeiro-ministro e os assessores do Governo fizeram passar para a imprensa que isto era um relatório da OCDE quando não é. Faltaram à verdade aos portugueses», acusou o líder parlamentar do PSD Paulo Rangel.
Rangel referia-se ao estudo intitulado «Políticas de valorização do primeiro ciclo do ensino básico em Portugal» e que foi apresentado na segunda-feira pelo primeiro-ministro e pela ministra da Educação.
«Nunca disse que o relatório é da OCDE»
Na resposta, o primeiro-ministro acusou os sociais-democratas de apenas quererem fazer «chicana política».
«Eu nunca disse que o relatório é da OCDE (...) É um estudo de peritos internacionais independentes que segue de perto a abordagem e a metodologia da OCDE», sustentou primeiro-ministro.
Na réplica, Paulo Rangel foi mais longe nas acusações. «Se esse relatório é tão bom, é tão credível e merece tanta confiança porque teve necessidade de mentir, dizendo que pertence à OCDE, quando não pertence?», questionou.
«O Governo encomendou um estudo por sua conta, que tem por base um relatório do Ministério da Educação, em que foram consultadas sete autarquias - seis do PS e a de Gondomar», criticou Paulo Rangel.
O primeiro-ministro reiterou que «o Governo não levou ninguém ao engano» sobre autoria do estudo e atribuiu as críticas ao «desespero do PSD».
«Os senhores não suportam o sucesso do país, os senhores estão contra o sucesso do país (...) Têm apenas ciúmes e inveja», acusou Sócrates.
Contactado pela Lusa, o PS afirmou não querer dizer «mais nada» sobre o assunto, acrescentando que «tudo o que tinha de ser esclarecido já foi esclarecido hoje no Parlamento».

1 comentário:

Anónimo disse...

É mentiroso todos os dias.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page