domingo, 18 de janeiro de 2009

GREVE DE DIA 19: PROFESSOR RESPONDE A UMA ALUNA

Carta de um professor que responde a uma aluna que lhe pergunta se faz ou não greve no dia 19 de Janeiro.
O Professor responde:

Para: Emília - 11º Ano

Emília, essa decisão é, normalmente, tomada no próprio dia e de acordo com a consciência e escolha de cada um. Mas para não ficares na expectativa e para poderes organizar a tua vida, eu respondo à tua pergunta.

Contra a minha vontade, faço Greve. Preferia não fazer! Não gosto de fazer Greves! Mas este momento é importante para os Professores. Os Professores estão a lutar por uma Escola melhor. Ao contrário do que se diz, não pedem mais salário nem regalias. Só pedem uma Escola melhor. Os Professores esperam recuperar a sua dignidade e, por isso, fazem Greve. Eu faço Greve! A minha primeira Greve em 20 anos.

E tu, como minha aluna, sabes que tenho dado o máximo e que vos trato bem. Preferia estar convosco para mais uma aventura pedagógica. Como costumam ser as nossas aulas! Mas estou cansado. Cansado de ser tratado com desconsideração, como se fosse mandrião e irresponsável. Agora, aos 20 anos de trabalho, é que tenho de provar que sou bom Professor, que não falto, que vos acompanho no que precisam, sempre e sempre disponível. Deixei de ter palavra nos Órgãos da Escola; sou olhado na rua como um preguiçoso, como alguém que não quer trabalhar.

Não me parece justo! Estou desolado! Muito triste!
Por isso, faço Greve!

Peço desculpa por esta resposta tão longa, quando apenas precisavas de saber se tinhas ou não aula.

Não, amanhã não tens aula. Podes descansar um pouco, em casa. Amanhã, vou cumprir um direito de cidadania, a pensar que preferia estar na Escola junto dos meus alunos.

Mantenho a esperança em dias melhores!

Podes passar a palavra aos teus colegas, para não terem de se deslocar à Escola para a nossa Aula.

3 comentários:

manuel mariano disse...

Caro colega:

Sou, de novo e com o maior prazer, a informar que também o Agrupamento de Escolas da Área Urbana (SANTA CLARA) da Guarda e a Escola Secundária Afonso de Albuquerque, em reuniões expressamente convocadas para o efeito, por alguns colegas, decidiram não entregar os OI, recusando, assim, esta avaliação.
Com estas duas Escolas, a Guarda faz o PLENO.
Para amanhâ, prevê-se uma adesão quase total. A luta continua. Um abraço
Manuel Mariano

Anónimo disse...

Vamos fazer chegar esta informação a todos os grupos parlamentares, pois é fundamental que saibam disto quando a questão voltar ao Parlamento.

Nos Açores o DR 2/2008 está suspenso!
A avaliação está suspensa!

Vamos fazer circular esta notícia através dos Sindicatos, Movimentos, Comunicação Social, Mensagens aos Deputados, Mensagens de SMS, Mails, Tudo!!!

Estamos em greve, mas a nossa Causa precisa do nosso Trabalho. Basta mandar esta notícia.
Mãos à obra:

Nos Açores o DR 2/2008 está suspenso!
A avaliação está suspensa!


Maria Amélia G. Santos Pereira

professora disse...

Era pela escola Afonso de Albuquerque que eu esperava. Esta foi a minha escola há trinta e muitos anos, quando era estudante. Tenho saudades dela e de alguns dos excelentes professores que recordo e que traçaram o meu destino de professora. Parabéns, GUARDA!

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page