quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

É IMPORTANTE INFORMAR OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Julgo ser importante a divulgação aos Pais e Encarregados de Educação das razões dos Professores e Educadores, como fizeram, por exemplo, os colegas do Agrupamento de Escolas João Villaret - Loures.
Foi enviada aos EE por altura da greve de Dezembro. Está em termos muito simples, para ser perceptível a todos os Pais e Encarregados de Educação, nomeadamente a alguns que, nesse agrupamento, têm um nível socio-cultural muito elementar. A atitude dos destinatários foi bastante positiva e muitos deles compreenderam os motivos pelos quais os professores se batem.


Carta aberta aos Pais e Encarregados de Educação


Os professores e educadores do Agrupamento de Escolas João Villaret consideram os Pais e Encarregados de Educação parte activa e indispensável da comunidade educativa.

A escola existe pelos alunos, para os alunos e com os alunos.

Uma educação de qualidade não acontece sem a participação conjunta da família e dos professores.

Os professores querem continuar a ensinar, querem propiciar aprendizagens significativas aos seus alunos, querem ajudá-los a desenvolver competências que lhes assegurem um futuro com mais possibilidades de sucesso.

A escola precisa de um ambiente favorável e propiciador da aprendizagem.

Os professores precisam de dedicar o melhor do seu tempo ao acompanhamento das aprendizagens dos alunos.

O processo de avaliação docente tem degradado o ambiente educativo e as condições de trabalho dos docentes e o funcionamento das escolas.

Os professores querem ser avaliados de forma transparente, colaborativa e justa, que melhore as práticas individuais e a escola no seu todo.

Precisamos da vossa colaboração para fazer ver ao poder político o que já todos perceberam menos os nossos governantes.

Estamos completamente disponíveis para prestar todos os esclarecimentos sobre as nossas reivindicações e preocupações que determinam a nossa luta.

Ninguém melhor que os interessados poderá exprimir-se sobre o assunto. “Quem está no convento é que sabe o que vai lá dentro”.

Queremos dialogar, explicar e contar com os pais e encarregados de educação para evitar que vozes de quem não está no dia-a-dia com os nossos alunos e vossos educandos, lancem dúvidas sobre a pretensão fundamental:

ENSINAR - PREPARAR OS CIDADÃOS DO FUTURO

Se alguém tivesse dúvidas sobre a impossibilidade de implementação do actual processo de avaliação de desempenho docente, bastaria ver a quantidade de esclarecimentos sobre esclarecimentos e remendos legais sobre despachos normativos, para ficar evidente até que ponto está errado todo este processo.

Somos obrigados a endurecer as formas de expressão da nossa indignação porque o Ministério de Educação não nos quer ouvir.

Contamos convosco para fazer regressar urgentemente a paz e a tranquilidade às escolas.

A esmagadora maioria dos docentes deste Agrupamento João Villaret já decidiu que não pode continuar a ser cúmplice com este processo, pelo que deliberou, em Assembleia Geral de Professores e Educadores, não entregar os seus objectivos individuais até que outro processo de avaliação possa ser implementado.


DOCENTES DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO VILLARET

Nome e Assinatura

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page