sábado, 10 de janeiro de 2009

MAIS UM EXEMPLO DE FIRMEZA VINDO DE BRAGA

Caros colegas,

Junto envio a Moção aprovada (com uma abstenção) em reunião geral de professores de 8 de Janeiro, na Escola Secundária Sá de Miranda, Braga, que contou com a presença de 68 professores, e em que é reafirmada a intenção de não participar neste processo de avaliação.
Não é possível, de momento, dizer o número exacto dos que, embora não podendo estar na reunião, manifestaram a intenção de a subscrever e já o fizeram - formam já, contudo, uma maioria dos professores da escola. Porque importante, particularmente nesta nova fase de um processo porventura menos claro em que a posição de só de alguns ou de muitos poderá fazer a diferença, enviarei esse dado na próxima semana.
Voltaremos a reunir no dia 13.
Até sempre,

[Professor identificado]


MOÇÃO APROVADA EM REUNIÃO DE PROFESSORES REALIZADA NO DIA 8 DE JANEIRO


Os professores da Escola Secundária Sá de Miranda, Braga, em conformidade com posições anteriormente assumidas – quer de rejeição do modelo de Avaliação do Desempenho Docente definido no Decreto-Regulamentar 2/2008, quer de suspensão de quaisquer procedimentos relacionados com a sua implementação – em reunião de 8 de Janeiro de 2009, reiteraram a sua decisão em não participar num processo que continuam a considerar inexequível, discriminatório e improdutivo.

Ampla e publicamente contestado por uma inegável maioria de professores, o referido modelo foi objecto de sucessivas remodelações regulamentadas pelo Governo, em diversa e recente legislação, que mais não visam que provar a sua aparente aplicabilidade.

Contudo, tais alterações, em nada alterando a substância do modelo, antes tornam mais clara a sua ineficácia enquanto promotor da melhoria dos desempenhos profissionais, minimizando a importância da componente científica e pedagógica na aferição do mérito docente e escamoteando o cariz formativo inerente a qualquer modelo de avaliação de professores.

Assim, os signatários reafirmaram a sua vontade e direito de serem avaliados por um modelo justo, exequível e consensual.
Consequentemente, deliberaram manter a suspensão do processo de avaliação tal como agora lhes é apresentado pela tutela.

Os professores signatários

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page