sábado, 10 de janeiro de 2009

MINUTA-MODELO NA RECUSA DA ENTREGA DOS OI

A par da não entrega dos Objectivos Individuais, sugere-se a entrega de um documento cuja minuta se transcreve.
Em simultâneo, o mesmo documento poderá ser ainda entregue em nome do grupo de professores que se recusam a entregar os objectivos numa determinada escola, bastando, para isso, fazer as alterações/pluralizações textuais necessárias e transformando-o em abaixo-assinado.


Exmo(a) Senhor(a) Presidente do Conselho Executivo da Escola _____________________________


Eu, _________________________________________________________, professor(a) ____________________, do grupo ___________, fazendo valer o meu direito à avaliação, de acordo com o estipulado pelo artigo 11, nº 1, do Decreto Regulamentar 2/2008 de 10 de Janeiro, comprometo-me a cumprir todas as funções que decorrem da minha actividade profissional, como sempre tenho feito enquanto professor(a) consciente dos meus deveres para com os alunos e a comunidade educativa em geral. Considero ainda que

1. O modelo previsto no Decreto Regulamentar 2/2008 de 10 de Janeiro nunca reuniu condições de exequibilidade, tendo sido um factor determinante na degradação do relacionamento interpessoal no seio da classe docente e profundamente perturbador do clima escolar, com reflexos negativos, directos e indirectos, no processo de ensino e aprendizagem.

2. Este modelo, ainda em vigor, encontra-se já completamente desvirtuado por força da introdução de diferentes despachos e emendas, nenhuma delas resultado de uma discussão aberta e participada com a classe docente, carecendo igualmente de uma avaliação científica objectiva.

3. É um modelo que estratifica a carreira artificialmente em professores titulares e professores não titulares, sem qualquer fundamento de ordem profissional, ética e pedagógica, não correspondendo a qualquer diferenciação funcional.

Pelo exposto, manifesto ainda o meu direito a ser avaliado(a) através de um modelo que seja justo, testado, simples, formativo e que, efectivamente, promova o mérito pela competência científico-pedagógica, mas sem diferenciação de natureza administrativa.

O declarante,
[Assinatura]

______________________, ___ / ___ / ___

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