domingo, 18 de janeiro de 2009

NUMERALOGIA NA LUTA DOS PROFESSORES

A numerologia na luta dos professores portugueses: o 8 da FENPROF versus o 6 do MUP / APEDE

A luta dos professores portugueses é pautada por essências numerológicas. Como não defendemos que a estrutura matemática seja a única fonte arquetípica da realidade, preferimos acreditar que os números se conexionam com posições físicas dos planetas na esfera celeste e que sejam estas a explicar o devir.

O número 8 parece presidir às mobilizações com êxito da FENPROF e à idiossincrasia da equipa ministerial tutelada por Lurdes Rodrigues:

A) Em 8 de Março de 2008, 100 000 professores portugueses convocados pela FENPROF - e pelas organizações independentes - realizam uma grande manifestação de rua exigindo a demissão da ministra e a revogação do seu modelo de avaliação de desempenho docente incoerente e fascizante,

B) Em 19 de Março (9-1=8) de 2008, a ministra Lurdes Rodrigues completa 52 anos de idade.

C) Em 17 de Abril (1+7=8) de 2008, a Plataforma Sindical, hegemonizada pela FENPROF de Mário Nogueira, assina com a ministra um acordo de traição à luta dos professores portugueses, aceitando uma avaliação simplificada para o final do ano lectivo de 2007-2008 sem rejeitar o resto do modelo burocrático.

D) Em 8 de Agosto de 2008, o detestável e ditatorial secretário de Estado Valter Lemos completa 52 anos de idade.

E) Em 8 de Novembro de 2008, mobilizados pela FENPROF do reformista Mário Nogueira, 120 000 professores exigem nas ruas de Lisboa a demissão da equipa ministerial, a revogação do Estatuto da Carreira Docente que divide em dois estratos a classe e o fim da avaliação inter-pares e por quotas.

F) Em 19 (9-1=8) de Janeiro de 2009, realiza-se uma greve geral nacional de professores, convocada pela FENPRPOF, com menor impacto que a greve de 3 de Dezembro, pela revogação do ECD, publicado 2 anos antes, e do modelo de avaliação de professores em vigor.

Por seu lado, as mobilizações das organizações independentes dos professores, em particular a APEDE e o MUP, vanguarda desta luta que tem feito deslocar para a esquerda o reformismo centrista da FENPROF e da FNE, parecem pautar-se pelo número 6:

A) Em 15 (1+5=6) de Novembro de 2008, 15.000 professores, convocados pela APEDE, MUP, PROMOVA, MEP e outras associações de professores independentes dos sindicatos burocráticos, manifestam-se em Lisboa exigindo greve geral e continuação da luta extra sindical.

B) Em 6 de Dezembro de 2008, cerca de 120 professores em representação de cerca de 70 escolas realizam em Leiria o 1º Encontro Nacional de Escolas em Luta, promovido pela APEDE, MUP e outras organizações.

C) Em 24 (2+4=6) de Janeiro de 2009, milhares de professores, convocados pela APEDE e MUP, manifestam-se frente ao palácio de Belém, em Lisboa, exigindo que o presidente Cavaco Silva, cúmplice deste processo de fascização das escolas montado contra os professores por Sócrates e o grupo de Bilderberg, ponha fim ao arbítrio ministerial na Educação.

Note-se que a conjugação 6 e 8 dá 68, número que sugere revolução: em 1968, em Setembro, Portugal viu desaparecer Salazar da cúpula da ditadura fascista e emergir no seu lugar, o "liberal" Marcelo Caetano; em 1968, em Maio e Junho, a França foi sacudida pela revolução estudantil-operária, de pendor anarquista, que emitiu ondas de rebeldia juvenil para todo o mundo.

O número do ano 2008 sugere a conjugação do 2, 6 e 8: 8-2=6. E 2009? Parece sugerir o 29 - a Divisão 29 do Exército Popular na guerra civil de Espanha de 1936-1939 era a do POUM e dos libertários, miseravelmente atacada e extinta pelos estalinistas e pela Esquerda Republicana da Catalunya... E sugerir 1929, o ano da irrupção da grande crise do capitalismo e da viragem do Estado estalinista, não proletário, no sentido da colectivização da agricultura...

Que significa o 29?

Estamos também em
http://www.filosofar.blogs.sapo.pt/ e em http://www.astrologia.blogs.sapo.pt/

f.limpo.queiroz@sapo.pt ©

(Direitos de autor para Francisco Limpo de Faria Queiroz)

3 comentários:

Carmen, professora "básica" disse...

Eu sei que devemos respeitar a liberdade de expressão, mas o que é isto? Parece-me muito pouco sério.

Mário Machaqueiro disse...

Ilídio,

Tu arranjas cada texto!
Só faltava invocarmos os arcanos astrológicos, numerológicos e alquímicos! Bom, se isso contribuir para derrubar a Sinistra... Mas não me obriguem a ir a Fátima em cumprimento de promessa! Isso já seria demais!!!

ILÍDIO TRINDADE disse...

Este texto foi-me enviado pelo próprio autor.

Naturalmente, uns levá-lo-ão a sério, outros nem tanto, certamente muitos o acharão uma brincadeira.

Cada um faça o julgamento que entender!

Foi aqui colocado como forma de "descompressão" para o início da semana!

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page