domingo, 25 de janeiro de 2009

O COLAPSO DA ESCOLA

A cultura da avaliação de desempenho deu nisto: colapso financeiro. O modelo da ADD provocará o colapso da escola e condenará à miséria intelectual e material os alunos mais pobres

1. Tudo começou com a ilusão e a mentira de que a avaliação de desempenho dos profissionais é um instrumento eficaz para aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços.

2. Foi assim com os bancos. Desde o funcionário que atende o público, passando pelo gestor de balcão e pelos administradores.

3. Era preciso quantificar os contratos que se faziam. Não importava a qualidade dos contratos. Só interessavam os números: quadros, grelhas para medir a performance e os resultados.

4. A mentira tomou conta de todos os centros de decisão. A verdade deu lugar a uma gigantesca mentira virtual.

5. Os administradores serviram-se da mentira virtual para aumentar o seu quinhão de prémios, eufemisticamente designados de "participação nos resultados". A moda veio dos países do chamado capitalismo avançado e foi abraçada por todos os modernaços.

6. E deu no que deu. Um dia, a verdade veio ao de cima e os bancos começaram a falir.

7. É exactamente isso que está a acontecer com este modelo mentiroso da avaliação de desempenho dos professores. É preciso "grelhar", quantificar, medir performances e resultados. Dessa forma, constrói-se uma realidade virtual assente na mentira do sucesso escolar fabricado. Tudo em nome dos resultados escolares dos alunos. Porque é preciso fabricar estatísticas que agradem à OCDE e às outras agências do neocapitalismo globalista que estão a conduzir a Mundo para um beco sem saída e uma nova Idade das Trevas. E o Povo rebola de contentamento porque julga que, subitamente, o insucesso escolar desapareceu por obra e graça do modelo de avaliação de desempenho e das políticas mentirosas do Governo de Sócrates. Tal e qual como aconteceu com os bancos. Andaram todos a fingir que acreditavam que era verdade. De súbito, veio o pesadelo. Com o sucesso escolar fabricado, acontecerá o mesmo. Um dia o Povo acorda e fica a saber que era uma grande mentira. Nessa altura, será tarde demais. Os filhos do Povo estarão condenados a uma vida de submissão, pobreza material e miséria intelectual e nem sequer são dotados dos instrumentos cognitivos necessários à compreensão dessa triste realidade. São os novos escravos que os modernaços neoliberais estão a fabricar.


In Profavaliação.

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page