segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

OS PROFESSORES NÃO SE DEIXAM DOMAR

O Governo escolheu mal o alvo a abater. Tradicionalmente desunidos, os "professorzecos" pareciam fáceis de domesticar. Mas enganou-se! Acompanhado pelos "iluminados" do ME, esqueceu-se de que professores e educadores constituem uma classe esclarecida. Os professores não se deixam domar!

Amanhã é um dia importante no calendário da luta dos professores contra este modelo de avaliação e contra o ECD.

Além das decisões tomadas pelos professores em cada escola, deve ser dada a informação do calendário das acções agendadas para o mês de Janeiro:

. Greve Nacional de Professores e Educadores, no dia 19.

. Manifestação/concentração em frente do Palácio do Presidente da República, no dia 24 (sábado).

. II Encontro Nacional de Escolas em Luta (em local ainda a confirmar), no dia 31.


Educação

Professores e escolas promovem amanhã jornada de reflexão sobre avaliação, estatuto e formas de luta
12.01.2009 - 09h57 Lusa
Os professores realizam amanhã nas escolas uma "jornada de reflexão e luta" em torno da avaliação e a revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD), discutindo ainda formas de dar continuidade aos protestos contra a política do Governo para a Educação.
[...]
"Nesta jornada, os professores vão dizer o que pensam da avaliação, o que deve mudar neste modelo, o que esperam da revisão do Estatuto da Carreira Docente e qual pensam que deve ser a postura dos sindicatos durante esse processo negocial", afirmou à agência Lusa Lucinda Manuela, da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE).

Segundo a dirigente sindical, deverão realizar-se plenários em todas as escolas do país, nos quais será votado um texto base onde os docentes exigem a suspensão e substituição do modelo de avaliação de desempenho, uma alteração total da estrutura da carreira, com o fim da divisão em professores e professores titulares, e a abolição das quotas para a atribuição das classificações de "Muito Bom" e "Excelente".

"Esta jornada vai servir também para os professores dizerem, mais uma vez, ao Ministério da Educação que rejeitam esta política educativa. Querem ser devidamente reconhecidos. Assumem as suas responsabilidades, mas querem ser respeitados e ouvidos através dos sindicatos que os representam", defendeu Lucinda Manuela.
[...]
Por outro lado, acrescentou, nesta jornada de reflexão os professores vão decidir se mantêm ou não suspenso o processo de avaliação de desempenho.

Os professores vão discutir ainda as acções a realizar, de âmbito local, junto das populações no dia da greve de 19 de Janeiro, bem como apresentar propostas de acção futura a concretizar ao nível de escola e de âmbito nacional.

A Plataforma Sindical já apelou aos professores para que protagonizem uma adesão "em massa" à greve, de forma a "reforçar" a posição dos sindicatos durante o processo de revisão do ECD.

A última greve de professores, a 3 de Dezembro, registou uma adesão de 61 por cento, segundo o Governo, e de 94 por cento, segundo os sindicatos.

Os sindicatos já afirmaram que o agendamento de novas formas de luta está dependente da postura do Ministério da Educação durante a revisão do Estatuto da Carreira Docente.

4 comentários:

Anónimo disse...

Professores entregam pré-aviso de greve
Para o período entre 20 de Janeiro e 20 de Fevereiro

www.diario.iol.pt/sociedade/professores-iol-greve-fenprof/1031439-4071.html

Ana

alebana disse...

Pois não... mas eles só se aperceberam agora que estamos cada vez mais unidos!
Domar? NEM PENSAR!

Anónimo disse...

Só uma pergunta: A greve de zelo é para todos os professores quer sejam avaliadores quer não sejam? Dito como está dá a impressão que é só para os avaliadores. Não me deixem de fora que eu também lhes quero tratar da saúde!

ILÍDIO TRINDADE disse...

A GREVE DE ZELO deveria (deve) ser feita por todos os professores e educadores.

É preciso começar a conquistar adeptos para a causa.

Ver: http://mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/2009/01/greve-de-zelo_09.html

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page