quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

CHAMADA DE ATENÇÃO AOS PROFESSORES CONTRATADOS

"Por alguma razão que não entendo, ainda não ouvi/li ninguém pronunciar-se sobre a avaliação dos contratados, que parece óbvia para todos, inclusive para os próprios.

Hoje, em reunião de grupo, um colega contratado chamou a atenção para o que parece ser um "buraco" na legislação que pode alterar toda a "motivação" destes colegas para a entrega de objectivos.

Independentemente das várias fases da avaliação expressas no artigo 15º e da não referência à obrigatoriedade da entrega de objectivos no artigo 16º, ao contrário do que o ME afirma no mail que mandou às escolas, os artigos 3º a 26º reportam-se ao
Capítulo II - "Avaliação dos docentes integrados na carreira"

Os docentes contratados são avaliados de acordo com o artigo 28º, que faz parte do Capítulo III - "Regimes especiais de avaliação do desempenho" e que diz o seguinte:

Artigo 28.º

Avaliação dos docentes em regime de contrato

1 — A avaliação do pessoal docente contratado referido nas alíneas a) e b) do n.º 2 do artigo 2.º realiza -se no final do período de vigência do respectivo contrato e antes da sua eventual renovação, desde que tenha prestado serviço docente efectivo, em qualquer das modalidades de contrato, durante, pelo menos, seis meses consecutivos no mesmo agrupamento de escolas ou escola não agrupada.

2 — A avaliação do pessoal referido no número anterior que tenha prestado serviço docente efectivo, em qualquer das modalidades de contrato, entre, pelo menos, 120 dias e seis meses consecutivos no mesmo agrupamento de escolas ou escola não agrupada, pode realizar -se por decisão do respectivo órgão de direcção executiva, se necessário por meio de um procedimento simplificado, de acordo com as orientações que forem emitidas pelo conselho científico para a avaliação de professores.

3 — Os procedimentos de auto -avaliação e de avaliação são promovidos pelo menos 20 dias antes do termo do respectivo contrato.

Palavra de honra que não consigo ler aqui que os colegas tenham de apresentar objectivos. E, já agora, também não não consigo perceber como é que esses colegas são avaliados. Será que devem seguir os mesmos procedimentos dos colegas do quadro? Mas não consigo perceber em que artigo é que isso está escrito... Alguma coisa me está a escapar de certeza..."

3 comentários:

Ana, professora disse...

Uma das coisas que me tem deixado verdadeiramente perplexa é o facto de, em muitas escolas, serem maioritariamente os contratados que estão a pedir o muito bom/excelente... ou não sabem interpretar ou o medo que têm não augura nada de bom quanto aos futuro e à qualidade do ensino nos próximos anos ou... É o autêntico salve-se quem puder! Só na minha escola são pelo menos 9 os que pediram as aulas assistidas.

O meu apreço e o meu muito obrigada a todos os contratados que não embarcam nesta palhaçada! Com certeza que sabem que muito desta luta é também pelo vosso futuro como professores e educadores.

Anónimo disse...

Que bando socratino de incomtetentes! Nem para varredores de rua estão habilitados!

Anónimo disse...

Pois talvez seja realmente por medo. Agora deixo uma questão: porque razão os professores do quadro que estavam em condições de concorrer a titulares também alinharam nessa palhaçada? Que eu saiba nenhum deles foi obrigado a concorrer: se não tivessem concorrido talvez não tivessemos chegado a este ponto. Eles ao concorrerem aceitaram a divisão da carreira. Que não venham agora criticar os contratados. Também não me venham dizer, como já ouvi alguns, que na altura não sabiam as "regras do jogo". Eu pergunto: e agora os contratados por acaso sabem as "regras do jogo"? Eu sei que estamos todos, e deveremos estar todos, nesta luta mas não se esqueçam que o ano passado os contratados foram dados como "moeda de troca" pelos sindicatos. Porque é que quando decidiram que apenas os contratados iam ser avaliados não se viu, no ano lectivo anterior, mais ninguém nas ruas a lutar? Alguém se preocupou com os contratados o ano passado? Afinal somos ou não todos professores?

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page