terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

DAS CONCLUSÕES DOS 212 PCE'S

DAS CONCLUSÕES DA REUNIÃO DOS 212 PCE'S, EM COIMBRA


1. Os 212 PCEs que, no passado sábado, estiveram em Coimbra mostraram não ter medo e convidaram os professores a agirem de acordo com a sua consciência, sem receio das intimidações e pressões. A porta-voz dos 212 falou aos jornalistas, no final do encontro que durou toda a tarde. E disse que o processo de avaliação não está a decorrer com normalidade. Antes, está a ser um factor de perturbação nas escolas. E pediu a suspensão do modelo de avaliação de desempenho. Por ser injusto, destruir o ambiente de trabalho nas escolas e não ser sério. O Público de hoje publica uma notícia sobre o encontro de Coimbra. Inexplicavelmente, o encontro de Coimbra teve pouco eco nos restantes jornais nacionais.

2. Os 212 PCEs comprometeram-se a organizar, brevemente, em Lisboa o 3º encontro. Cada PCE presente no encontro de ontem procurará levar mais dois ou três PCEs ao encontro de Lisboa. Em cima da mesa, a criação para breve de uma associação de PCEs/Directores.

3. Os 212 PCEs comprometeram-se a aceitar as fichas de auto-avaliação quer dos docentes que entregaram objectivos individuais quer dos que recusaram entregar.

4. Os 212 PCEs afirmaram que a ficha de auto-avaliação pode ser realizada tendo como base as metas e objectivos do projecto educativo e do plano anual de actividades.

5. No fundo, o que se prepara é a realização de um processo que não vai divergir muito do que era feito antes da publicação do decreto-lei 15/2007. A ficha de auto-avaliação reportada aos objectivos do PE e do PAA não passa de uma relatório crítico com os seguintes itens: cumprimento do serviço distribuído, assiduidade, formação contínua realizada e participação em projectos.

6. Os docentes que querem aproveitar a confusão para se candidatarem ao Excelente e ao Muito Bom vão ter uma grande desilusão. Está em preparação um movimento que, levado a bom termo, conduzirá a que todos os docentes tenham Bom. Atendendo à escassa seriedade do processo e ao pouco tempo sobre o qual incide esta ADD, dar Bom a todos é uma maneira de reduzir ao mínimo as injustiças. Não se esqueçam os candidatos ao MB e EXC que quem tem a última palavra na classificação final é a comissão de avaliação e não o avaliador.

LUTA E ACREDITA

MOBILIZAR! UNIR! RESISTIR!

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page