quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O NOVO RINGUE DE COMBATE

Ou este é mais um daqueles "bitaites" bizarros a que VL nos habituou, ou, de facto, perspectiva-se a existência de um novo ringue de combate na escola pública portuguesa.

Num ápice...

... ou as escolas vão encher-se de docentes praticante de artes marciais;

... ou o compadrio, que a justiça não tem sido capaz de destruir, avança no recrutamento de professores (caso mais provável).




Medida foi anunciada pelo secretário da Educação
Escolas de risco vão escolher professores

25.02.2009 - 08h57 Clara Viana

As 35 escolas e agrupamentos integradas no Programa dos Territórios Educativos de Intervenção prioritária (TEIP) vão já este ano poder começar a recrutar directamente os professores do quadro, revelou ao PÚBLICO o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos. O despacho que contempla esta medida já está assinado, acrescentou.

O programa TEIP abrange estabelecimentos com elevado número de alunos em risco de exclusões social e escolar que estão, por isso, a ser alvo de "medidas excepcionais para combater a insegurança, a indisciplina, o insucesso e o abandono escolares". Entre este lote irá figurar agora também a possibilidade de contratarem directamente todos os seus docentes. O que constitui uma estreia no ensino básico em Portugal.

Até agora, as escolas só podiam recrutar directamente professores para substituições temporárias, para áreas técnicas e para projectos especiais de enriquecimento curricular. Mas a contratação da maioria do corpo docente continua a ser feita por via do Ministério da Educação, o que é vista por críticos do actual sistema como uma medida "altamente limitadora" da autonomia das escolas.

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page