terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

POSIÇÃO TOMADA EM REUNIÃO DA ESRSI

Exmo Senhor
Presidente do Conselho Executivo


A convite de alguns Coordenadores de Departamento, realizou-se no dia 27 de Janeiro de 2009, na sala 117, uma reunião de professores da ESRSI de Estremoz com o objectivo de analisar em conjunto alguns aspectos da Avaliação de Desempenho Docente. Estiveram presentes 60 professores.
Foram discutidos alguns aspectos da legislação em vigor: Decreto – Lei 15/2007; Decreto Regulamentar nº 2/2008 e Decreto Regulamentar nº 1-A/2009 e foram apresentados e debatidos diversos pontos de vista sobre o actual modelo de avaliação e sobre qual deverá ser a tomada de posição dos professores desta escola a esse respeito.
Das várias intervenções conclui-se que a dignidade da profissão docente deverá ser mantida, o que implica a continuação da rejeição de um modelo pouco justo e rigoroso e que não contribui para a “melhoria das qualificações profissionais, pedagógicas e científicas do docente” nem para o sucesso nas aprendizagens dos alunos.
Os professores presentes mostraram-se disponíveis para continuar a exercer todos os seus deveres profissionais, como sempre o fizeram, a participar na vida da escola e das suas estruturas, apresentando no final do ano lectivo ao Presidente do Conselho Executivo a ficha de auto – avaliação. E, para manifestar uma vez mais a sua discordância (que até aqui não foi ouvida) e mostrar que as ameaças e pressões psicológicas não são formas de lidar com pessoas responsáveis pela educação e formação de jovens, decidiram, por consenso, que, salvaguardando a liberdade e a decisão individuais:

1- Os professores do Quadro de Escola não apresentarão objectivos individuais;
2- Os professores contratados que assim o entenderem e, para salvaguardar a sua situação profissional, apresentarão objectivos individuais.

Será dado conhecimento desta posição aos órgãos de comunicação social e às estruturas competentes do Ministério da Educação.

Os professores:

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page