quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

RESPOSTA AO ANÓNIMO DA DGRHE DO ME

Caros colegas:

Junto envio uma cópia da minha resposta à DGRHE, relativamente ao mail intimidatório que enviou a todos nós.

Cumprimentos

Jorge Almeida

Escola Secundária Homem Cristo - Aveiro




Muito Boa noite Exmª Sr. anónimo da DGRHE do ME

Venho por este meio responder à vossa mensagem.

Apresentação dos meus objectivos, sem direito a negociação.

O meu objectivo é continuar, ao fim de 22 anos de professor, a desempenhar o melhor possível a minha missão.

O meu objectivo é continuar todos os dias a dizer presente no meu posto de trabalho.

O meu objectivo é prosseguir numa luta sem tréguas contra a perda de qualidade do ensino em Portugal.

O meu objectivo é continuar a desenvolver nos meus alunos um espírito crítico, capacidade de intervenção cívica e uma cidadania activa.

O meu objectivo é continuar a empurrar para a frente os que querem desistir, os que tropeçam e a estimular os que correm mais velozes.

O meu objectivo é continuar a não olhar às dificuldades do dia a dia do professor, umas inerentes ao desempenho da profissão, outras impostas por burocratas que, sentados nas suas cadeiras, fazem e desfazem nas orientações que demandam.

O meu objectivo é evitar mais conflitos na escola, contribuir para a sua pacificação e harmonia, evitando entrar em guerras surdas com os meus colegas.

O meu objectivo é continuar a acreditar e a fazer acreditar os meus alunos nos ideais de Abril, numa sociedade mais justa, mais livre, mais democrática, onde cada um é importante pela sua diferença e pelo seu contributo.

O meu objectivo é continuar a não contabilizar as horas que gasto no meu desempenho. As horas que retiro à família, porque também sou pai, as horas que retiro ao sono, porque tenho que preparar as minhas aulas. As horas que retiro ao convívio com os meus filhos no fim-de-semana, porque tenho os testes para ver. As horas que dou na vida associativa, porque sou membro activo dos corpos dirigentes de duas associações de pais.

O meu objectivo é continuar a trabalhar, desinteresseiramente, sem ter por finalidade a autopromoção e a obtenção de cargos de chefia.

O meu objectivo é continuar de cabeça erguida, tal como no primeiro dia em que entrei no ensino como professor.

O meu objectivo é servir e não ser servido.

O meu objectivo é que me respeitem por aquilo que faço, pela minha coerência e por aquilo que sou.

O meu objectivo jamais será contribuir para algo em que não acredito, muito menos por obrigação.

Não me interessam as vossas ameaças, as vossas pressões, as vossas intimidações.

Há muito defini os meus objectivos - que são aqueles em que acredito e pelos quais me bato há muitos e muitos anos.

Cumprir o melhor possível o meu dever, servir quem de mim precisa, estar na linha da frente, dando o exemplo aos alunos.

Que a máquina que me enviou o comunicado tenha também a coragem de fazer chegar esta minha mensagem à Senhora Ministra e aos Senhores seus Secretários.

Com os meus cumprimentos

Um professor identificado

Jorge Almeida

Escola Secundária Homem Cristo - Aveiro

2 comentários:

Anónimo disse...

O colega enviou isto para a DGRHE ou entregou tb uma cópia no Conselho Executivo. Se fez apenas a primeira coisa, dou-lhe os meus sinceros parabéns. Se fez as duas então tenho de dizer-lhe que valorizo e aprecio imenso o seu texto, mas ele irá ser treslido por quem nos desmanda como uma simples entrega de OI. Com a consequente capitulação que tal representa! E será mais uma prova como o MEDO comanda a vida! Espero sinceramente que tenha usado este texto unicamente para responder por mail ao mail da DGRHE!

Almeida disse...

Que fique claro que é uma resposta ao abuso do Ministério. Não entrego, nem entregarei objectivos, mesmo que fique isolado - já o comuniquei aos meus colegas.
Esta mesnagem tb foi dada a conhecer a alguns colegas de escola e à Pres C. Exec.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page