sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

SÓCRATES EQUIVALE A RETROCESSO

Caro (a) amigo (a)

No estudo que envio, utilizando apenas dados oficiais, mostro que Portugal para atingir um nível de escolaridade semelhante ao que tinham os países da OCDE e da U.E. em 2006, ou seja, a população com um nível de escolaridade igual ou inferior ao básico completo representar apenas 31%, precisaria de 29 anos ao ritmo anterior à entrada em funções do governo de Sócrates, e de 51 anos ao ritmo de diminuição da população com o ensino básico ou menos verificada durante os 4 anos do actual governo.

Para além disso, também utilizando dados oficiais, mostro que o desemprego está a atingir de uma forma diferente os trabalhadores das diferentes profissões. E isto porque apesar de se ter verificado uma destruição líquida de 52,5 mil postos de trabalho nos últimos 6 meses, o emprego nas profissões com o nível de escolaridade mais elevada (quadros superiores, especialistas de profissões intelectuais e científicas, e técnicos de nível intermédio) até aumentou em 59,9 mil segundo o INE, enquanto nas profissões de nível de escolaridade mais baixa (operários, operadores e trabalhadores não qualificados) verificou-se uma destruição líquida de 109 mil postos de trabalho. Portanto, o problema social do desemprego é ainda maior do que aquele que os dados oficiais revelam, pois os 109 mil trabalhadores cujos postos de trabalho foram destruídos naturalmente não ocuparam a maioria dos 59,9 mil postos de trabalho criados para profissões com nível de escolaridade mais elevada.

Espero que este estudo possa ser útil para um melhor conhecimento do problema do desemprego e dos efeitos nele da baixa escolaridade.

Com consideração

Eugénio Rosa
Economista


51 Anos Para Atingir Média UE, Quando Antes Eram Necessários 29 Anos

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page