quinta-feira, 26 de março de 2009

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DIRECTORES DE AGRUPAMENTOS E ESCOLAS PÚBLICAS

Chegou-nos à caixa de correio este e-mail. E esta, hein?

Caro(a) Colega Presidente/Director(a):

Há muito que se tenta criar uma associação de direcções executivas de escolas. E não foi por vontade insuficiente que se ficou pelo caminho até 2007, ano em que um grupo alargado de presidentes das escolas de Vila Nova de Gaia se organizou na elaboração de uns estatutos que respondessem ao papel que cabe ao gestor, sem descuidar, com muita clareza, a independência, mas também a cooperação com outras entidades.

Considerando a enorme responsabilidade que o futuro director terá no exercício das suas funções e a nova realidade criada com a aplicação do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril, entendemos formar legalmente a Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), cujos estatutos se orientam pelas seguintes finalidades:

1. Actuar, em representação dos associados, no sentido de assegurar condições adequadas de exercício das actividades de direcção e gestão das escolas públicas.

2. Auscultar as opiniões e pontos de vista dos seus membros, dando-lhes expressão sobre matérias educativas e organização das escolas públicas.

3. Fornecer informação e orientações para o acompanhamento e apoio de todos os membros no desempenho de funções de direcção e gestão de escolas públicas, incluindo apoio jurídico aos seus associados.

4. Fornecer serviços de apoio ao desenvolvimento profissional dos seus membros.

5. Contribuir para elevar a qualidade de desempenho das escolas públicas portuguesas.

6. Constituir-se como organização co-liderante em matérias educacionais e parceiro nas discussões e decisões relativas a políticas educativas nacionais.

Acresce um pormenor importante: a formalização da Associação fica suspensa até ao dia 27 de Março de 2009, para que possa ser iniciada pelo maior número possível de sócios, sendo que, nesta data, conta já com presidentes de todos os distritos do país.

Os colegas interessados em subscrever os estatutos da ANDAEP, nesta primeira fase, devem manifestá-lo, via “e-mail” para o endereço da ANDAEP.

A organização da ANDAEP

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page