domingo, 1 de março de 2009

E ELES IMPORTAM-SE COM ISSO?

Onde está a novidade?

Sem pôr em causa o valor do estudo, há muitos anos que se sabe que o problema mais grave do ensino em Portugal tem que ver com a desigualdade no acesso à educação.

Ao contrário das "estratégicas" afirmações de ministra e secretários de Estado, que iniciaram o mandato fazendo crer a toda a sociedade que os professores eram a única causa do insucesso escolar, são as fracas condições financeiras e a pobreza das famílias - nunca combatidas - as principais causas do insucesso e do abandono escolar.

Claro que para a grande maioria dos políticos tudo isto pouco importa, pois têm capacidade financeira não só para colocar os filhos nos colégios privados, onde é feita uma criteriosa selecção dos alunos, como para lhes pagar explicações e adquirir todos os materiais de apoio necessário. Isto sem contar com outros factores de peso!

Julgam que os políticos e burocratas do ME se preocupam com os resultados do estudo? Enquanto for assim, tudo estará bem!


Estudo sobre entradas entre 2003 e 2008
Universidade de Lisboa: alunos com mais recursos são maioria nos cursos com médias mais altas

01.03.2009 - 08h41
Os cursos com médias mais altas, como Medicina, são tendencialmente preenchidos por alunos de famílias com mais recursos, revela um estudo na Universidade de Lisboa, que conclui que o acesso ao ensino superior não é “apenas uma questão de mérito”.
[...]


Toda a notícia no Público.

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page