terça-feira, 24 de março de 2009

EM BREVE SERÃO OS PAIS, DEPOIS TODA A SOCIEDADE

Educação
Estudantes protestam por todo o país esta terça-feira

O Dia do Estudante é assinalado terça-feira com diversas iniciativas por todo o país, estando marcadas manifestações em frente ao Parlamento e ao Ministério da Educação, entre outros locais

Alunos da Escola Superior de Tecnologia e Artes de Lisboa (ESTAL) anunciaram uma manifestação, com partida do Largo Camões, rumo à Assembleia da República, pelas 10h30, para assinalar a data.

Segundo a mesma fonte, vão estar presentes estudantes de várias escolas e faculdades para se manifestarem contra o actual sistema de Ensino Superior.

Os alunos da ESTAL afirmam que estão em causa os direitos conquistados no acesso ao Ensino Superior e acusam os sucessivos governos de tornarem o sistema «injusto, altamente selectivo e discriminatório».

Os estudantes reclamam um ensino público gratuito, sem propinas e mais apoios na Acção Social Escolar, manifestando-se contra o processo de Bolonha e a gestão das universidades por fundações.

«Isto vem limitar o acesso ao Ensino Superior e faz com que os estudantes tenham de se endividar junto dos bancos para pagar os estudos», disse à Agência Lusa Fábio Vicente, da ESTAL.

«Estamos contra o novo regime jurídico, que faz com que as instituições de ensino superior possam ser fundações. Tem de ser o Estado a dar Educação, os privados só se preocupam com lucros», defendeu.

De acordo com o estudante, são esperados na manifestação colegas das Faculdades de Belas Artes de Lisboa, de Arquitectura do Técnico e da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, enquanto a Faculdade de Psicologia promoverá um debate e uma churrascada.

As Associações Académicas de Lisboa, Aveiro e Coimbra não organizaram manifestações, optando por assinalar a data de outras formas, mais simbólicas.

Em Coimbra, os estudantes vão reunir-se na Praça 8 de Maio, pelas 12h30, em torno de um jogo de cadeiras que pretende ilustrar as alterações no sistema e na gestão das instituições.

«À medida que vão fazendo alterações, os estudantes perdem peso nos órgãos de gestão das faculdades e universidades», disse à Lusa o presidente da Associação Académica de Coimbra, Jorge Serrote, criticando o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES).

A Federação Académica do Porto (FAP) vai enviar uma carta ao Ministério da Ciência e Ensino Superior e instituições da região em que dá conta das suas principais preocupações, pedindo uma reflexão sobre o processo de Bolonha e a forma como está a ser adoptado.

O presidente da FAP, Filipe Almeida, referiu que não se trata de uma posição contra o processo de Bolonha, mas da defesa de uma maior atenção às necessidades do aluno e adaptação ao estatuto do trabalhador estudante.

«Cada vez mais pessoas têm de trabalhar para pagar o curso e com este excesso de carga horária, planificação de aulas, entrega de fichas e prazos de exames é difícil», exemplificou.

Os estudantes do ensino secundário também vão manifestar-se junto ao Ministério da Educação, escolas e câmaras municipais.

Uma das dinamizadoras deste protesto é a auto-denominada Plataforma AGE (Acção Geral de Estudantes), que anunciou acções para todo o país.

Debaixo das críticas destes estudantes estão o regime de faltas e o Estatuto do Aluno, disse à Lusa Luís Baptista, porta-voz desta estrutura, que trabalha com várias associações de estudantes.

«O estatuto é demasiado arbitrário porque dá muito poder às direcções das escolas e ouve pouco os pais e os alunos», considerou.

A mesma plataforma marcou uma manifestação para a Avenida dos Aliados, no Porto, às 10h, contestando «o excessivo peso dos exames nacionais, a máfia dos manuais escolares» e as «aulas de substituição».

A última vez que estudantes saíram à rua foi a 4 de Dezembro passado, no designado Dia Nacional de Luta dos Alunos do Básico e Secundário.

In SOL.

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page