domingo, 15 de março de 2009

ESCOLA A TEMPO INTEIRO!

Escolas abertas 12 horas por dia? Acho mal. Deviam estar abertas 24 horas por dia. Ou seja, nunca estarem fechadas. Os Pais e os Encarregados de Educação podiam entregar os seus educandos na pré-primária e irem buscá-los no fim da universidade, ou quando tivessem emprego, melhor dizendo. A sociedade, diga-se, os professores, psicólogos, educadores, auxiliares, etc., que cuidem dos nossos rebentos. Cá por mim, dedicava o meu tempo ao trabalho, ao futebol, às viagens, à leitura, ao ócio. As trabalheiras com a educação dos meus filhos terminariam - sim, pois educar custa: tenho que me zangar, dizer não, abraçá-los, aconchegá-los, rir, correr, cozinhar, limpar, etc. Enfim, tenho que ter tempo para eles. Quando pensei em ter filhos, já sabia que assim teria de ser. Se não, não os teria tido, ponto final. Nós, pais, achamos que já não temos tempo para eles, que temos que trabalhar, trabalhar, trabalhar. E a Escola é a solução para tudo. Os pais que não têm tempo para os seus filhos, devem organizar a sua vida, pessoal e profissional, para ganharem tempo com os seus educandos. Os filhos precisam dos pais com eles. Pais que os amem, ouçam, castiguem, orientem. Devem ser a sua referência. Não devem ser ausentes. Por isso (também!) temos indisciplina e revolta no olhar e na alma dos alunos. Caminhamos alegremente para os velhinhos e saudosos colégios internos, agora subsidiados pelo Estado?

Espero que não. A escola é primeiro que tudo um espaço de ensino/aprendizagem. Não deve ser um ATL. Se nós, pais, queremos deixar os nossos filhos em locais seguros, depois da Escola, devem ser o Estado ou as Câmaras Municipais (ou privados) a proporcionarem esses espaços e actividades. Misturar Escola com actividades de entretenimento não é aconselhável - de todo. Os alunos tenderão a confundir ainda mais Escola com lazer. E sabemos, ou devíamos saber, que Escola não rima com lazer.

Pais, tomem a atitude certa: Escola a tempo inteiro não!

Pai,
Henrique Faria

6 comentários:

Anónimo disse...

Excelente artigo!
Concordo plenamente.

Leitor atento,
CS

Anónimo disse...

A escola é um conceito, primeiro que tudo. E o que configuraria a escola seria tudo o que dentro de um certo horário se organizaria, tendo como participantes, alunos, professores e auxiliares que se encarregariam de desenvolver um program previamente estabelecido.
Tudo o que, mesmo que desenvolvido no mesmo espaço físico, para além de um certo horário, pudesse ser desenvolvido, tendo como participantes, os alunos (ou parte deles e outros indivíduos (monitores,animadores,orientadores...) que não os "clássicos" professores.
E quem fala de alunos,frequentadores habituais da escola no horário normal, fala, também, de outras pessoas. De outros interessados nas potencialidades da "escola" e no que poderiam beneficiar interagindo com ela.
Saudações
Elias

Anónimo disse...

Este artigo deveria ser lido pela Ministra da Educação..fala um verdadeiro Encarregado de Educação que Ama seus filhos

Anónimo disse...

NOTA:/...tudo o que ultrapassasse a dita escola, seria, naturalmente, outra coisa. Coisa que me não chocaria ver ocorrer no mesmo dito espaço e em favor da comunidade, claro
Saudações
Elias

Vamos fazer a festa! disse...

Ja agora permitam-me uma questão. Coisa sem importância: então e o filho do padeiro, a que horas é que vai para a escola? O pai trabalha de noite, e a mãe tem que descansar porque vai muito cedo para o Centro comercial, onde trabalha por turnos, alguns dos quais ao Sábado e Domingo.Esta criança, e outras como ela, precisa que alguém tome conta dela!De dia, de noite, ao sábado e ao domingo. Valha-nos o senhor dos aflitos (que deve ser o Sr. Albino da Confap!). Já só me falta ver sair coelhos desta cartola!

Alexandra disse...

Acho estranho pensarem que as crianças estão na escola e mais nada para além da escola!! Afinal se não forem as mães a dispensar do seu tempo, quem vai buscar os "meninos"?? E porquê não terem a escola como prazer também?? Porque não se preenchem os espaços "vazios" do horário pós curricular com actividades de desporto escolar? Dá trabalho aos professores? Porque não podem ter actividades particulares depois da escola?
Tenham juizo...

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page