sexta-feira, 13 de março de 2009

ESTAMOS DE LUTO!

O sentimento generalizado junto de muitos professores é o de estarmos a viver momentos muito tristes. Constantemente perturbados no desempenho da sua actividade, vivemos a insegurança perante um ME de uma insensibilidade que impressiona.

Nunca como agora os professores foram tão desrespeitados e enxovalhados. Olhar à nossa volta e ver as políticas economicistas, a falsidade das estatísticas, o vivermos uma grande mentira. Sabemos que tudo vai mal mas para a tutela basta fazer de conta que está tudo bem.

É enorme a desmotivação, o desalento e a frustração dos professores perante a prepotência, a arrogância, o autoritarismo, a incompetência dos responsáveis pela política educativa do País. Essas cabeças pensantes que têm concebido teorias pedagógicas e impõem leis em catadupa, numa total ausência de sentido democrático e que visam tão-somente a destruição da escola pública e a escola democrática tal como a conhecemos.

O estado da Educação em Portugal é absolutamente preocupante pelo que podemos afirmar que a ESCOLA ESTÁ DE LUTO.

Relembrando a causa que defendemos em 1999, onde milhares de panos brancos enfeitaram as fachadas de prédios e casas por todo Portugal, numa acção simbólica de luta pela paz e pela libertação do povo de Timor-Leste, também devemos assumir uma acção semelhante pela escola pública. Coloquemos, desta vez, panos pretos a esvoaçar nas varandas e janelas das nossas casa, simbolizando o luto que vivemos na Educação.

E sendo a Educação um dos pilares de qualquer País, então “quase” todos os cidadãos deste Portugal estão de luto. Todos devemos espalhar esta iniciativa, inspirada numa necessidade repentina e urgente de fazer algo tão simples mas que mostre claramente aos nossos governantes que não queremos fazer de conta que está tudo bem.

Assim, apelamos a todos os receptores desta mensagem que adiram e divulguem, entre todos os amigos e conhecidos, professores ou não, a esta iniciativa, tomando o simples gesto de prender panos pretos ou peças de roupa escuras nas fachadas das nossas casas.

Vamos todos esclarecer aqueles que nos rodeiam, demonstrar que, ao contrário de sermos passivos e submissos, vale a pena sermos cidadãos interventivos. Vamos todos espalhar esta onda!


Helena Goulart e Rosário Cunha
Professoras na EB 2/3 de Olival

1 comentário:

Anónimo disse...

É com tristeza, que tenho vindo a verificar junto de várias pessoas conhecidas,uma antipatia pelos professores e as suas causas. Tenho-me esforçado por esclarecer aqueles que me parecem mais receptivos. Contudo,as crónicas de alguns famosos, parecem surtir um misterioso efeito, porque rapidamente voltam às mesmas críticas.
Estranho mais ainda, quando se tratam de pessoas com boas capacidades intelectuais!
Penso por isso, que as razões da nossa luta, devem ser amplamente divulgadas para lá destes blogues, chegando bem junto da opinião pública.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page