domingo, 22 de março de 2009

ESTUDO DA DECO: SINAIS DE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Apesar de já ter algum tempo (e já, então, era preocupante), aqui ficam umas dicas para os tempos conturbados que vivemos.

Os dados são da DECO .



Setembro de 2006

Com base na percepção de quase 37 mil alunos e de mais de 9 mil professores, que responderam ao nosso inquérito, fizemos um retrato da segurança que se vive em 204 escolas secundárias portuguesas.


Este estudo evidencia alguns sinais inquietantes ao nível da segurança e criminalidade. Medo, insegurança, receio em falar ou menor prazer em ir às aulas e estudar, e também absentismo escolar, são reacções diagnosticadas.

É nas imediações das escolas que as situações de insegurança assumem contornos mais graves, o que é notório nos valores de percepção (numa escala de 1 a 10).

A maior permeabilidade das escolas aos problemas de segurança tem uma relação directa, segundo os dados do nosso inquérito, com as falhas ao nível da capacidade. Assim, mais de um quarto dos estudantes e quase 40% dos professores consideram que a sua escola não tem capacidade para os alunos que alberga. Os distritos de Setúbal e Braga são os mais visados.

Apresentamos-lhe, por escola, a percentagem de alunos inquiridos que revelaram já ter sido vítimas, dentro da escola e nas imediações, de assaltos, ofensas verbais e físicas, ameaças, racismo assédio e abuso sexual. Se quiser, pode comparar os resultados obtidos para duas escolas.


SINAIS DE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
Ver aqui o nível de segurança por escola:

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page