sábado, 28 de março de 2009

JÁ VI ESCRITO "MORTE AOS PROFESSORES"

Por Henrique Cardador

No meu tempo a imagem do professor era tida como uma fonte de saber e conhecimento, do qual bebíamos o máximo de informação possível, pois era também no recinto escolar que formávamos a nossas bases intelectuais.

No meu tempo de escola, e não foi há muito tempo atrás, respeitávamos incondicionalmente os professores.
Hoje os números da violência escolar, contra os professores, são gritantes. Esta situação torna-se ainda mais assustadora quando são detectadas na sociedade, de alguma forma, frases como “Morte aos Professores!”
No meu tempo a imagem do professor era tida como uma fonte de saber e conhecimento, do qual bebíamos o máximo de informação possível, pois era também no recinto escolar que formávamos a nossas bases intelectuais.

É absolutamente necessário, voltarmos a encontrar, defender e difundir os pilares da respeitabilidade, pela sociedade em geral e em particular pelos professores, pois são eles que ajudam os Pais e educar e formar os filhos.
Esta escalada de violência, de certa forma, foi resultado de uma má gestão do processo “Avaliação dos Professores ”, por parte dos organismos competentes, (Governo e Sindicatos), incentivando á constante descredibilização das varias classes docentes.

Os sindicatos, são efectivamente necessários na sociedade para a promoção de um equilíbrio de forças, mas é urgente perceberem que o contexto laboral de há 20 anos, já não é o mesmo hoje, e têm de criar novas formas de luta e de intervenção, formas mais activas, constantes, criativas e mais importante, formas inteligentes, para que se evite o que tem acontecido, o facto de o Governo aproveitar todas as acções dos sindicatos para virar o feitiço contra o feiticeiro, e descredibilizar ainda mais os docentes.

É necessariamente urgente, credibilizar o trabalho dos docentes para que sejam respeitados e tidos em consideração pela sociedade, e em concreto pelos Pais e Alunos, esse é um trabalho que compete a todo e qualquer cidadão, mas não produz efeitos se o Governo for o primeiro a desprestigiar essa classe, tão importante na construção da nossa sociedade.
E afinal de contas, o meu tempo não foi assim há tanto tempo atrás.


Henrique Cardador
Militante do CDS-PP no Barreiro

1 comentário:

Anónimo disse...

No tempo da outra senhora e não foi assim à tanto tempo, havia respeito...hoje em dia os nossos deputados e governantes não governam nada, governam-se a eles próprios.

Para isso, este partido Socialista, criou aquilo a que o Povo diz, dividir para Reinar. Dar cabo da capacidade intelectual, porque com ignorantes governamos melhor sem uma oposição consciente.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page