terça-feira, 10 de março de 2009

PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO MUP


O MUP FAZ UM ANO!

Embora o projecto e o trabalho em rede se tenha iniciado um mês e meio antes, o Movimento para a Mobilização e Unidade dos Professores, enquanto movimento cívico de docentes e educadores, nasceu a 10 de Março de 2008.

Ao longo deste ano de existência, o movimento contribuiu para a dinâmica da luta, mobilizando e impulsionando um conjunto de acções que lhe eram possíveis.

Exigimos a denúncia do "Memorando de Entendimento" e reclamámos a necessidade de a luta se centrar na revogação do Estatuto da Carreira Docente.

Tudo o que fizemos foi pelos PROFESSORES E PELA ESCOLA PÚBLICA. E foram muitos os professores que colaboraram nesta causa!

Após um ano de árduo e intenso trabalho, o MUP apresenta o seu "relatório de actividades".

. Actualização diária do blogue, num total de 2.307 entradas, com 56 seguidores e, apenas desde Abril passado, 375.335 visitas efectivas (ignorando os reloads, que ultrapassam um milhão) .

. Mais de 3.216 comentários recebidos.

. 273 documentos publicados no "Scribd", com 286.443 visitas, tendo sido feitos, de um só documento sobre os OI, 57.777 "downloads".

. Envio de milhares de e-mails, contendo informação relevante e apelos à mobilização dos professores.

. Recepção de inúmeros e-mails solicitando esclarecimento e/ou opinião sobre diversas matérias, a que foram dadas as respectivas respostas.

. Contributo na mobilização e participação efectiva em todas as inicativas sindicais (manifestações, concentrações, greves e cordão humano).

. Apelo e incentivo à iniciativa do parecer jurídico do Dr. Garcia Pereira.

. Promoção de um encontro entre movimentos independentes de professores, que decorreu em Maio de 2008 e que foi determinante para a colaboração com a Apede.

. Solicitação, participação e intervenção em audiências com os grupos parlamentares do PSD, CDS, BE (por duas vezes) e PCP, em colaboração com a Apede.

. Solicitação, participação e intervenção em duas audiências na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, a última em 4 de Março de 2009.

. Solicitação, participação e intervenção em audiência na Presidência da República (24 de Janeiro de 2009).

. Organização e dinamização de dois encontros de professores da zona de Loures/Odivelas.

. Participação em esclarecimentos nalgumas escolas e em encontros de outras iniciativas.
. Participação em duas reuniões com as estruturas sindicais.

. Organização da Manifestação Nacional de Professores, no dia 15 de Novembro de 2008, em Lisboa (do Marquês de Pombal ao São Bento), em colaboração com a Apede.

. Organização do Encontro Nacional de Escolas em Luta, no dia 6 de Dezembro de 2008, em Leiria, em colaboração com a Apede.

. Organização da Concentração Nacional de Professores, em frente do Palácio de Belém, no dia 24 de Janeiro de 2009, em colaboração com os outros movimentos de professores.

. Organização do Encontro Nacional de Professores em Luta, em colaboração com os demais movimentos de professores, que decorrerá no dia 14 de Março, em Leiria.


Como no MUP não se pagam quotas, tudo isto foi conseguido com 0,00 Euros. ZERO EUROS!


Agora, vamos imaginar que tínhamos 20.000 sócios a pagar em média 20 Euros (1% do vencimento): 20.000 sócios x 20 euros x 12 meses = 4.800.000 Euros (quatro milhões e oitocentos mil euros).

O que não teríamos feito com esse dinheiro!


MOBILIZAR! UNIR! RESISTIR!


39 comentários:

Lelé Batita disse...

Muitos parabéns pela coragem, pela persistência e pelo entusiasmo! É preciso continuar a acreditar que vale a pena todo o esforço e luta! Ela há-de acabar por dar frutos. Um forte abraço e... cá estamos!
Lelé Batita - Blog Pérola de Cultura

Lelé Batita disse...

Parabéns pela coragem e persistência. A luta há-de acabar por dar os seus frutos. Um abraço forte e... até sempre!
Lelé Batita
Blog Pérola de Cultura

Anónimo disse...

Estamos de Parabens, Ilídio!!!

Um projecto todo feito de carolice e de voluntariado, na sua nobre acepção.

Tanto caminhoooo. Difícil. Duro. Alegre. Entusiasmante. Ousado. Corajoso. Árduo. Envolvente. Diferente.

Que o amanhã, seja coroado do sonho que «sonhámos» realizar - a bem e por bem de nós e de todos.

O sonho comanda a Vida e quando o Homem sonha o mundo pula e avança.

O Caminho faz-se Caminhando.

Continuemos.

AnaHenriques

Anónimo disse...

Parabéns a todos os que animam este blog. Parabéns ao Ilídio Trindade pela coragem e determinação.
Pela minha parte, obrigada.
Nós temos razão e por isso ganharemos este combate. Não desistam.

Ademar Oliveira de Lima disse...

Parabens pela luta colega!
Abraço Ademar!!!

Ademar Oliveira de Lima disse...

Parabens pela luta colega!! Abraço Ademar!!!

mariaprof disse...

Parabéns ao MUP e ao seu mentor. Se esta luta chegou até aqui deveu-se muito à capacidade que o Ilídio teve para nos manter informados, actualizados e motivados para prosseguirmos. Foi aqui que acompanhámos no dia a dia o evoluir da resistência e ganhámos coragem para prosseguir.

Parabéns e uma enorme agradecimento por tanta tenacidade e generosidade.

beatriz j.a. disse...

PARABÉNS!

Nidia disse...

Parabéns, MUP. Parabéns a todos os colaboradores do movimento, e permita-me que destaque o Ilídio, a quem louvo a coragem e determinação. Bem-hajas, Ilídio. Não deixes de nos encorajar.

Anónimo disse...

Parabéns pelo trabalho desenvolvido no blog.
Continuem.

Leitor atento.
CS

Mário Carneiro disse...

Ao Ilídio Trindade e ao ao MUP as minhas felicitações pelo valoroso contributo prestado num combate particularmente difícil e desigual. O MUP e os demais movimentos independentes tiveram, e espero que continuem a ter, uma importância decisiva no desenvolvimento da actual luta dos professores. A eles se deve, em grande medida,o facto histórico da classe profissional dos professores estar a manter, já vai mais de um ano, uma contestação firme e sustentada a uma política governamental. A acção do MUP e dos demais movimentos independentes tem tido consequências da maior relevância a três níveis, pelo menos: 1. A nível da intensidade da oposição à inqualificável política educativa do actual Governo; 2. A nível da pressão que exerce sobre os sindicatos de professores, para os quais a luta já teria sido dada por encerrada, há muito tempo, ou estaria adormecida, se não fossem os movimentos independentes; 3. A nível da qualidade da contestação técnica, para além da contestação política, da incompetente legislação produzida pelo Ministério da Educação.
Um abraço meu e da equipa do blogue oestadodaeducacao.blogspot.com

Ricardo Silva disse...

Ilídio,

Não preciso de te dizer aquilo que este blogue, o teu esforço e o dos outros "mupenhos" (perdoem-me se destaco aqui o Farinha e a Ana Henriques) têm significado para milhares de colegas ao longo deste ano. Nesta luta, assumida, escola a escola, por muitos e muitos resistentes, têm-se destacado também alguns "faróis" e foi assim que me referi a ti, no dia 24 de Janeiro, em Belém! És indiscutivelmente um deles!

Deixo-te um abraço amigo, os meus PARABÉNS, obviamente também em nome da APEDE, um grande OBRIGADO e os desejos de MUITA FORÇA para o futuro da luta!!! :)

Até sábado, em Leiria!

Ricardo Silva (APEDE)

Delfim Peixoto disse...

Parabéns e continuação na força de lutar ( bem é precisa)
Abraço!

Anónimo disse...

Parabéns, Ilídio! Força para continuar!

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras da Ana Henriques.
Parabéns

arca de coisitas

Anónimo disse...

Nenhum(a) professor(a) português(a) pode deixar de vos estar grato(a).

Obrigado.

Teodoro disse...

Obrigado pela persistência e incentivo a todos nós. Não sopro a vela porque é preciso manter acesa a chama.

Parabéns e até sábado.

Henrique disse...

MUITOS PARABÉNS ao MUP e particularmente ao Ilídio Trindade. O MUP é o meu blog de referência, fonte de informação e inspiração.
Henrique Faria

setora disse...

Obrigada pelo grande trabalho desenvolvido.
Força
Abraço

Anónimo disse...

Hoje já somos muitos.....mas amnhã seremos ainda mais. Força força por muitos anos

Anónimo disse...

PARABÉNS!
Acredito cada vez mais nos movimentos independentes de professores, como é um bom exemplo o MUP, mas acredito cada vez menos nos sindicatos!

Rui Baptista disse...

Ao Ilídio, um abraço de parabéns pela luta encetada fora de carris sindicais que privilegiam o interesse das respectivas cúpulas dirigentes que, por vezes, chegam ao topo da carreira docente no "desconforto" das respectivas sedes, e, apesar de tudo isto, ainda arcam com a incompreensão de ingratos que não reconhecem o seu sacrifício em não darem aulas, em não terem um horário fixo, em não pularem de madrugada da cama, em não leccionarem longe de casa, etc., etc.

Irra! Basta de tanta ingratidão...

Anónimo disse...

Parabens pela coragem e pelo discernimento de pensamento livre.
Continuo a resistir a esta prepotencia na minha escola.

Célia disse...

Muitos Parabéns ao MUP!
Pela sua iniciativa, dinamismo, empenho em todo esta morosa, mas esperemos vitoriosa,luta de professores pela dignidade da carreira docente ao serviço da qualidade da educação em Portugal.
A minha sentida gratidão.
Célia Tomás

AB disse...

Parabéns ao MUP e ao Ilídio, por este primeiro mas longo ano de existência. São para mim uma referência, um incentivo, uma fonte de informação.
Desejo que se mantenham por muitos anos. Obrigada por tudo.

Aida

Carlos Pereira disse...

O MUP é corajoso e independente
O MUP ainda… nos entusiasma a lutar
O MUP é genuíno e convincente
O MUP ainda… nos faz sonhar!

PARABÉNS ao MUP e ao ILÍDIO!
Carlos Pereira

Alda disse...

Um ano é muito pouco para o muito que se fez! Por tudo PARABÉNS.

paulo g. disse...

Beijos às meninas e abraços aos rapazes.

Amelia disse...

Olá amigo Ilídio!
Se me permites a ousadia, mas é assim que te vejo.

É com grande admiração e carinho que te felicito pela tua determinação e coragem, pelo esforço e energias dispendidadas em prol de um bem comum. É da fibra de HOMENS como tu, a quem considero um Amigo, que este país corrupto, à deriva , sem norte necessita.
Bem hajas! Força, coragem e continuação dessa tenacidade férrea e despojada de vaidades vãs, almejando valores mais altos. Continua eloquente e firme, pois como já to referi, és o nosso farol!
Sinto-me grata por te ter conhecido, assim como ao carácter recto e lutador que de ti irradiam todos os dias , os teus sentidos escritos, denúncias e informações cruciais.
Saúde para ti e para o rebento que hoje perfaz um ano de existência.
Sê feliz e vitorioso. Quando vencermos a guerra , no fim de tantas batalhas, juntos comemoraremos.

Um beijo e até sempre.
Amélia Maia

Anónimo disse...

É de homens determinados, firmes e laboriosos como tu que precisamos.

Um agradecimento por conduzires esta luta.

Amélia Maia (Braga) disse...

Gostaria de me tornar "sócia" do MUP, já pensate numa associação? Será possível?Eu alinho. Paguemos cota e avancemos para o que for preciso. Acredito em ti, e a generosa dádiva ao longo deste ano provou a nobreza de sentimentos e a rectidão de carácter. Seremos muitos!
Até sempre.
Amélia Maia

Anónimo disse...

Parabéns.

Mandem esta mensagem aos sindicatos.

professora disse...

Parabéns pelo esforço e pela dedicação a uma causa colectiva. Que o vosso esforço não tenha sido em vão e vos dê a recompensa que merecem.

rui fernandes disse...

Muitos Parabéns!!

E um g'anda obrigado!!

J. Vasconcelos disse...

O blog Fénix Vermelha dá os sinceros parabéns e deseja um Feliz Aniversário ao MUP. Os professores ficarão gratos por todo este trabalho e ânimo dedicado à classe docente.
Felicidades.

Safira disse...

Parabéns e que continue por muitos e bons anos. Parabéns também pelo trabalho e divulgação da luta dos professores. Obrigada!

Abraço,

Safira

Anónimo disse...

Muitas vitórias e muitos anos de vida!Ao MUP e ao intrépido Ilídio!

Romana

Spiritwolf disse...

Muitos e muitos parabéns ao MUP e á democracia participativa.

Por uma Revolução das Mentalidades!

Gustavo Fontes disse...

Parabéns pelo sentido desta luta desigual - por isso mesmo potencialmente cansativa -, que em boa hora também convosco se iniciou!
Após mais de 30 anos de trabalho na docência, o sentido da injustiça nos atravessa, em suas manifestações de incompetência, arbítrio, demagogia, desprezo pelos direitos...
É duma absoluta loucura, só 'explicável' pelo mercantilismo e ausência de ética que invadem lentamente tudo, o que há anos se está a passar na educação em Portugal.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page