segunda-feira, 13 de abril de 2009

A BONDADE DE UMA MEDIDA POPULISTA

A medida tanto pode ser boa, como apenas populista.
Independentemente disso, revela o que o homem pensa das escolas. Se assim não fosse, já teria iniciado há bem mais tempo a requalificação e não o fecho de milhares de estabelecimentos de ensino.


Investimento público
Sócrates explica que crise levou Governo a antecipar requalificação das escolas

13.04.2009 - 17h06 Lusa

O primeiro-ministro, José Sócrates, explicou hoje que a crise económica e financeira levou o Governo a antecipar o plano de requalificação do parque escolar e anunciou que este ano as obras vão chegar a 100 escolas secundárias do país.

"Não há melhor forma de combater a crise do que fazer mais investimento público em escolas. É o melhor investimento no nosso futuro", sublinhou José Sócrates, num discurso feito hoje depois de uma visita à Escola Secundária Aurélia de Sousa, no Porto, que está a ser alvo de obras no valor de 8,5 milhões de euros.

Actualmente, estão em curso obras de requalificação em 26 escolas secundárias do país, representando um investimento de 330 milhões de euros, mas a intenção do Governo é antecipar o plano de intervenção, abrangendo mais 75 escolas. "A melhor forma de combater a crise é antecipar o plano de requalificação do parque escolar e, já em 2009, avançar com as obras de requalificação em 100 escolas", reforçou o primeiro-ministro, lembrando que esta é uma "oportunidade de emprego" e que, "este ano, o investimento nas escolas secundárias é o maior de sempre".

A intenção do Governo é, de acordo com Sócrates, preparar as escolas do século XXI, colocando-as "na linha da frente da modernidade tecnológica". Para o primeiro-ministro, o investimento na educação é fundamental para fazer face à crise. "O sucesso económico de um país depende de muitas coisas, mas nenhum país teve sucesso económico sem investimento na educação", afirmou.

Internet de banda larga

José Sócrates fez ainda contas às obras de requalificação das escolas básicas, ao plano tecnológico da educação e às reformas no sector para concluir que foi uma boa opção apostar na mudança, apesar das críticas. "Estão a ser construídos mais de 260 centros escolares. No fim do ano lectivo teremos todas as escolas com Internet com banda larga de 48 mega bytes. Isto é uma reforma profunda na educação em Portugal. Valeu a pena não desistir. Valeu a pena cerrar os dentes e prosseguir. A vida é feita de dificuldades e incompreensões. Mas o importante é olhar para trás e ver que estas reformas têm resultados", observou.

Na cerimónia desta manhã, que serviu para fazer um balanço do programa de modernização do Parque Escolar destinado ao Ensino Secundário, também a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, chamou a atenção para os efeitos desta intervenção na crise económica. "Este plano simboliza muito para as escolas e para o país, porque é gerador de emprego e de dinâmicas locais", referiu a ministra, lembrando ainda que "a situação do país exige que haja um cumprimento mais forte dos prazos de calendarização das intervenções".

No âmbito do Programa de Modernização do Parque Escolar, prevê-se a conclusão das obras em oito escolas em Setembro e de outras 14 escolas em Dezembro. Relativamente à fase 2 do programa, que vai levar obras a 75 escolas, estão neste momento a ser preparados os concursos públicos, devendo todas as obras estar adjudicadas "até ao fim de Junho", revelou João Sintra Nunes, presidente da Parque Escolar, a empresa criada pelo Governo para pôr em prática este programa. Esta fase 2 corresponde a um investimento de 860 milhões de euros e à intervenção numa área de 980 mil metros quadrados, resumiu João Sintra Nunes.

In http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1374035

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page