segunda-feira, 20 de abril de 2009

COMO ATROFIAR O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS

Nacional
Aumentar a permanência dos alunos nas escolas é meta até 2021

O aumento da escolaridade e da permanência dos alunos nas escolas foram destacados pela ministra da Educação entre as metas a atingir pela comunidade dos países ibero-americanos até 2021.

Maria de Lurdes Rodrigues falava na abertura da XIX Conferência Ibero-Americana de Educação, preparatório de uma cimeira a realizar em Portugal no final do ano, dedicada à inovação e ao conhecimento.

Essas metas, estabelecidas no documento de trabalho em discussão na conferência, "representam uma ambição sem paralelo na história dos sistemas educativos dos nossos países", afirmou.

Embora façam parte de uma estratégia já conhecida e em aplicação em países como Portugal e Espanha, no quadro da União Europeia, trata-se agora de as aplicar ao conjunto da comunidade ibero-americana, coincidindo com o processo de celebrações de bicentenários da independência de alguns daqueles países até 2021.

As metas em causa implicam, segundo a ministra da Educação, "três desafios essenciais para o esforço da sua concretização": "a exigência de lidar com a diversidade" das situações económicas, sociais e de condição dos alunos, "a garantia da qualidade da aprendizagem", apesar das dificuldades económicas que os países enfrentam, e "o desafio da globalização"

Intervindo também na sessão de abertura, o secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Álvaro Marchesi, chamou a atenção para o défice educativo, cultural e de formação existente em muitos destes países e que "impedem o exercício pleno da cidadania".

Nesse sentido, congratulou-se com os progressos na luta contra o analfabetismo e pela educação básica para todos, mas advertiu que a melhoria do nível da educação nesses países se deve basear na sua riqueza cultural.

Participam na conferência, a nível de ministros da Educação ou embaixadores, representantes de Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e Porto Rico, este com estatuto de observador.

Por Portugal, e além de Maria de Lurdes Rodrigues, participam o secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, e o director do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação e coordenador do Plano Tecnológico nesta área, João Trocado da Mata.

In Jornal de Notícias.


A este propósito (re)ler as entradas:

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page