terça-feira, 21 de abril de 2009

DESAFABO NUM ABRIL QUE URGE RENOVAR

Caro colega,

Venho, por este meio, informar do que está a acontecer na minha escola.

Nas reuniões de avaliação sumativa do 2º Período, tive seis reuniões. Numa delas foram marcadas setenta (70 !) provas de recuperação.

FOI O CAOS!

Os horários dos professores não podiam coincidir com o dos alunos. O horário para a realização das provas só pode ter início às 14:40h e todos os professores têm de realizar horas extraordinárias não remuneradas para que estas possam ser aplicadas.

Para aqueles que entregaram os objectivos e que se renderam a esta mesquinhice, aqui está o resultado!

Mas a luta não terminou. Entre 20 e 24 de Abril voltaremos ao debate aberto! E se as greves não forem para a frente no 3º Período, então eu não me reconheço definitivamente nesta classe… E, então, aí… Darei toda a razão a todos aqueles que dizem que somos desunidos!

Agradeço que a publicidade comece já a ser feita. As pessoas têm de ser informadas. Os e-mails têm de começar a correr. Em Abril, o diálogo tem de voltar à escola. Existe melhor mês do que este?

Abril Sempre!



[Recebido por e-mail. Negrito nosso]

6 comentários:

profpardal disse...

Oi!
Se tiverem disponibilidade passem no meu blog para ler os 2 posts sobre os contratados nas escolas.

Depois se quiserem digam-me alguma coisa!

Paulo disse...

"então eu não me reconheço definitivamente nesta classe… ".

Esta é a melhor frase que ouvi nos últimos tempos.
Estou perfeitamente desiludido.
Aqueles que foram a manifestações, alguns até não entregaram os OI e agora ....
Destes, uns solicitaram a avaliação pedagógica, outros até fazem o papel de avaliadores.
Afinal o que queremos??
Está-se desta forma, a perder uma excelente oportunidade de travar ainda mais a avaliação – fazendo greve às aulas assistidas.

Estes avaliadores, como já entenderam que com o papel do director se extingue definitivamente a pouca democracia existente nas escolas (eleição do coordenador), estão desde já a garantir o seu lugar (maior redução da componente lectiva e quem sabe talvez um incentivo económico), não contrariando a vontade do director (fazer avançar a avaliação).

Anónimo disse...

Não consegui votar. Não entreguei os Objs. mas fui uma de 21 entre 170. Detesto pensar assim mas esta é a nossa realidade, somos (eu não me incluo) como o esparguete...quando esticado parte ...e bem depressa.

Anónimo disse...

Não se fale só de avaliação! Veja-se atrocidade das intermináveis reuniões que nos sufocam a componente não lectiva e o tempo privado. Escravatura? Ninguém leva a mal?

Anónimo disse...

É só tretas essas provas de recuperação, e as faltas, e as medidas correctivas, e quase toda a trampa da legislação deste ME.

AlexM disse...

"então eu não me reconheço definitivamente nesta classe… "

Pois. Aqui é que está... Eu, como professor contratado, fui um dos que votei em não entregar os objectivos na minha escola - em cerca de 90, apenas 13 votaram contra a moção). O CE deixou bem claro a todos os professores (por email, por panfletos, etc), que não iria prejudicar ninguém (ou seja, ía cumprir com o que está na lei de aceitar a auto-avaliação), ou seja, mais uma razão para eu não ter entregue... No entanto... Terminado o prazo da entrega e em reunião de departamento cá vêm os números: 56 professores entregaram os seus OI... Destes, 13 pediram avaliação científico-pedagógica. Além disso, 13 professores pediram dispensa porque já estão em fase de aposentação... Em termos práticos, devo ter sido em e mais uns 20 que não entregaram nem requereram nada numa das maiores escolas de Coimbra... E alguns dos que entregaram eram dos mais intervenientes... E eu sou contratado, sendo claramente o "elo mais fraco" na escola... Mas afinal o que se quer? Assim não... Adoro a profissão mas se os professores são assim... Começo a pensar que afinal somos mesmo ratos...

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page