segunda-feira, 27 de abril de 2009

A EDUCAÇÃO COMO ARMA POLÍTICA

Para que, a partir de agora, não reste a mínima dúvida a ninguém: A educação como arma política.



Educação: Sócrates satisfeito por Portugal ter debatido com 'intensidade' e 'dramatismo' questões educativas

O primeiro-ministro considerou hoje importante que Portugal tenha discutido nos últimos quatro anos com 'intensidade' e até com 'dramatismo' as questões de educação, dizendo que os portugueses ficaram a perceber melhor a centralidade do sistema educativo.

As palavras de José Sócrates foram proferidas numa conferência de peritos sobre o alargamento da escolaridade obrigatória até aos 12 anos, no Centro Cultural de Belém, em que também estiveram presentes os ministros da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e do Trabalho e Solidariedade, Vieira da Silva.

Falando perante cerca de quatro dezenas de peritos em questões educativas, o primeiro-ministro demarcou-se da corrente do que entendem 'que não é bom discutir as questões de educação, em particular com a intensidade e com o dramatismo com que foram discutidas nos últimos anos'. Pois eu digo o exactamente o contrário: ainda bem que as discutimos'.

'O país ficou a perceber melhor a importância que tem o sistema educativo para o seu futuro. Estamos a discutir a questão mais importante para o sucesso económico do país, para o nosso futuro e para a promoção de igualdade de oportunidades em Portugal', sustentou José Sócrates.

Na parte política da sua intervenção, Sócrates reivindicou atribuir 'mais importância do que muitos ao discurso político para a motivação da sociedade'.

'O discurso político vale mais do que se imagina e estou convencido que a insistência do Governo sobre educação e conhecimento produziu os seus efeitos ao longo dos últimos quatro anos. Em matérias de educação, o grande desafio é persistir nelas como prioridade política da agenda', defendeu.


In Correio do Minho.

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page