quarta-feira, 29 de abril de 2009

NÃO SERÁ EXPLORAÇÃO INFANTIL?

Parece que estes senhores gostam de brincar com o fogo, sabendo que nada lhes acontece. Não se enquadra este caso na exploração de trabalho infantil, devendo o Ministério Público agir em conformidade?


Ministério da Educação inquirido
BE pede esclarecimentos sobre “caso” de imagens de crianças em tempo de antena do PS

29.04.2009 - 16h58 PÚBLICO/Lusa

O Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Educação sobre se vai instaurar um inquérito para apurar responsabilidades no caso da utilização de crianças, alegadamente sem autorização, num tempo de antena do PS. Uma situação que o BE classifica de “muitíssimo grave”.

Em causa está um vídeo incluído num tempo de antena do PS, transmitido no passado dia 22, com crianças de uma escola do primeiro ciclo de Castelo de Vide a elogiar o computador Magalhães.

Questionado pelo PÚBLICO, o Ministério da Educação afirmou ainda não ter recebido a pergunta do BE. “Responderemos ao Bloco de Esquerda directamente e não através da comunicação social”, disse o gabinete da ministra, recusando adiantar se independentemente da acção do BE tencionava abrir um inquérito.

De acordo com a imprensa de hoje, os pais foram contactados pelo Ministério da Educação para autorizar a realização de filmagens sobre o Magalhães, mas as imagens acabaram por ser utilizadas no tempo de antena socialista.

No vídeo, com o símbolo do PS no canto superior direito, as crianças aparecem a utilizar o computador e ouvem-se frases como "O meu melhor amigo é o Magalhães" ou "gosto dele porque aprendo coisas giras".

"Esta recolha de imagens e depoimentos das crianças não se destinou a uma missão pública, mas sim para propaganda política", critica o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE).

Em declarações à Lusa, fonte do gabinete de imprensa do PS garantiu que "a recolha de imagens, devidamente autorizada e acompanhada pela direcção da escola em causa, foi precedida do devido pré-aviso público quanto aos fins a que se destinava" e que "todos os depoimentos foram autorizados pelos próprios, quando adultos, ou pelos respectivos encarregados de educação".

O Bloco entregou, entretanto, uma pergunta no Parlamento, questionando o Ministério da Educação sobre se vai lançar um inquérito interno para "apurar os factos e as responsabilidades" deste caso, nomeadamente "se algum funcionário ou assessor do ministério usou o nome e dos bens públicos do Estado", o que deve acontecer "o mais rapidamente possível".

Os bloquistas exigem ainda saber se o ministério de Maria de Lurdes Rodrigues vai actuar disciplinarmente sobre os responsáveis.

Para o BE, "não é aceitável" que em época de pré-campanha eleitoral"o Ministério da Educação utilize os testemunhos e as vozes de crianças, passando por cima da autorização dos pais, para a campanha política".

"Um governo que vem sempre dizer que a lei tem de ser cumprida no que toca à avaliação dos professores, é bom que também cumpra a lei neste caso e que as responsabilidades sejam apuradas o mais rapidamente possível", defendeu Ana Drago.

In Público.

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page