terça-feira, 21 de abril de 2009

O FIM DA DEMOCRACIA NAS ESCOLAS

Não restam dúvidas acerca do principal objectivo do ME: dividir para reinar. Mesmo com pareceres jurídicos que atestam as ilegalidades do processo, tudo segue como se os súbditos fossem "coitadinhos", imitando os mais ousados valores das "democracias terceiro-mundistas" sul-americanas.


93 por cento das escolas já procuram director

De acordo com a DRE do Norte foram eleitos até à passada sexta-feira 15 directores


Quase 93 por cento dos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas já publicaram o aviso de abertura do concurso de recrutamento de director, sendo que estes responsáveis têm de estar eleitos até 31 de Maio.

Numa consulta ao Diário da República, a Agência Lusa contabilizou um total de 1.104 avisos de abertura para provimento de lugar de director, o que representa 92,7 por cento das 1.191 unidades de gestão.

O diploma sobre autonomia, administração e gestão escolar, que entrou em vigor faz quinta-feira um ano, obriga à substituição dos actuais conselhos executivos pela figura dos directores, designados pelo conselho geral, novo órgão máximo de direcção estratégica das escolas.

Assim, na área de influência da Direcção Regional de Educação (DRE) do Norte já iniciaram este processo 386 dos 396 estabelecimentos de ensino, o que representa 97,4 por cento. De acordo com fonte da DRE do Norte foram eleitos até à passada sexta-feira 15 directores.

Nas escolas do Algarve, o aviso de abertura ainda não foi publicado em dois dos 68 estabelecimentos de ensino, tendo sido eleito apenas um director.

Na Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, 358 dos 381 agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas já têm o aviso de abertura publicado em Diário da República, o que representa 94 por cento do total de estabelecimentos desta área.

No Alentejo, 12 em 90 unidades de gestão - 13,4 por cento - ainda não cumpriram este procedimento, enquanto no Centro o processo parece estar um pouco mais atrasado, já que 40 das 256 escolas (15,6 por cento) também ainda não o concretizaram.

As Direcções Regionais de Lisboa, Centro e Alentejo não disponibilizaram à Agência Lusa o número de directores já eleitos.

O diploma da gestão escolar estabelece que o procedimento é aberto por aviso publicitado nas instalações da escola, na página electrónica do estabelecimento e da respectiva direcção regional e no Diário da República, com divulgação em órgão de imprensa de expansão nacional. O documento define ainda que «o procedimento de recrutamento do director deve ser desencadeado até 31 de Março de 2009».

No entanto, o Ministério da Educação considera que a publicação em Diário da República não representa o início do desencadeamento do concurso, já que o conselho geral pode iniciar anteriormente outro tipo de procedimentos relacionados com a escolha do director.

In Portugal Diário.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quem é que obrigou os professores a concorrer ao Conselho Geral?

Anónimo disse...

Ninguém obrigou a concorrer mas os lambe botas e outros semelhantes e a manipulação velada de alguns CE deu origem a esses conselhos. Eu fazia parte da AE e não quis continuar no transitório.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page