segunda-feira, 13 de abril de 2009

PROBLEMAS NAS CORDAS VOCAIS

Além das mais comuns doenças dos professores...


Dia Mundial da Voz assinalado com rastreios à população
Um em cinco professores falta por problemas vocais

Um em cada cinco professores (uma prevalência de 20 por cento) falta ao trabalho devido a problemas vocais. Uma complicação que afecta somente quatro por cento dos outros profissionais, revela um estudo feito em Portugal.

Para prevenir e detectar doenças na voz realizam-se rastreios no Departamento de Otorrinolaringologia, Voz e Perturbações na Comunicação do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, até sexta-feira, dia em que se celebra o Dia Mundial da Voz. As marcações podem ser feitas através do e-mail rastreiovoz.2009@hsm.min-saude.pt ou através de uma chamada para o número 961 375 000, entre as 08h30 e as 13h00.

Segundo o Ministério da Saúde, pelo enorme impacto dos problemas vocais no ambiente de trabalho, procuram-se desenvolver estratégias que melhorem a saúde vocal dos profissionais com exigência vocal. Os especialistas sublinham que o cansaço vocal não é "normal" e alertam para a alteração na voz, que justifica uma consulta da especialidade.

In Correio da Manhã.

1 comentário:

rui fernandes disse...

Obrigado pela informação, fui lá. Excelente serviço, só é pena a aventura do estacionamento em Sta Maria (depois disso só preciso de um rastreiozito em psiquiatria... ;-))

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page