quarta-feira, 29 de abril de 2009

URGE VERGAR O MINISTÉRIO E O GOVERNO

A chantagem e as manobras de intimidação dos professores por parte do governo não está a ter uma resposta firme dos sindicatos.

A 6 de Fevereiro Mário Nogueira anun­ciava bombasticamente que 50 mil profes­sores tinham recusado a entrega dos seus objectivos individuais, logo recusando e in­viabilizando o burocrático e economicista sis­tema de avaliação do desempenho im­posto pelo governo.

O ministério reagiu de imediato, elevan­do o grau de pressão sobre as direcções das escolas, que, com cerca de uma centena de honrosas excepções, dilataram os prazos de entrega, inscrevendo os objectivos à for­ça e ameaçando castigar os “insurrectos” com “consequências” na carreira e até pro­cessos disciplinares que nem a própria legis­lação previa. A chantagem surtiu de tal modo que nem o parecer jurídico encomenda­do pelos movimentos de professores a Garcia Pe­reira encorajou os resistentes, que come­çaram a ceder, às dezenas em cada escola, sendo que nesta rendição colectiva ao medo participaram inclusive dirigentes e delegados sindicais das duas maiores federações, FNE e FENPROF.

Entretanto, a crescente apatia dos sindi­catos, as debilidades dos quadros mais com­bativos e a falta de audácia dos movimentos fazem alastrar a desmobilização, já em plano inclinado, potenciando o desalento e des­confiança nas escolas. Consequentemente – e prova da falência completa da estratégia sindical reformista de afunilamento e “pára‑arranca” – à única acção de rua convocada desde então pela plataforma sindical, a 7 de Março, compareceram somente 10 mil pro­fessores, bem longe dos 100 e dos 120 mil de 8 de Março e 8 de Dezembro de 2008 convocados pela plataforma, ou até dos 20 mil mobilizados pelos movimentos em 15 de Dezembro.

Aproveitando o campo deixado livre, pôde assim o ministério lançar novos e cor­rosivos ataques (de que avulta o novo qua­dro legal que precariza toda a carreira e esva­zia de forma inaudita os concursos deste ano) e finalmente a 2 de Abril, o secretário de Estado Valter Lemos pôde anunciar que “75% dos docentes entregaram de facto os seus objectivos”.

NOVA OFENSIVA

Mas a brutal ofensiva do ministério atin­giria novo patamar na primeira semana de Abril, com a demissão compulsiva de um con­selho executivo democrático de um agru­pamento resistente quer à “avaliação”, quer ao “director” (Santo Onofre, nas Cal­das das Rainha) substituindo-o por uma “co­missão administrativa provisória” de pífios comissários políticos estranhos à es­cola, reeditando 32 anos depois o que só Car­dia tinha tido a ousadia de fazer na esco­la Visconde Juromenha – e que lhe custou então uma vitoriosa greve de 70 dias que rein­tegrou quer o democrático conselho di­rectivo demitido, quer o seu legítimo corpo docente.

Mas nem este assalto deu à FENPROF e à plataforma um “rebate de consciência”. Do conselho nacional da FENPROF de 2 e 3 de Abril nada mais saiu que uma nova manifestação de professores em Maio – que já nem é a unitária marcha da educação anteriormente aprovada –, uma “ampla con­sulta à classe sobre formas de luta” (ve­remos em que moldes é feita...), mais um recuado abaixo-assinado e… uma greve a pai­rar algures no 3º período, que substitui estrategicamente a greve às avaliações finais, tolerada e admitida há meses pelos chefes sindicais.

E se esta é, mais uma vez, a trôpega so­lução do cabotinismo reformista (o tal “sin­dicalismo responsável”), traduzido nos recuos sucessivos que permitem à camarilha ministerial revelar a sua face fascizante nas Cal­das da Rainha, tanto maiores são as res­ponsabilidades que se colocam hoje aos qua­dros e activistas mais conscientes e comba­ti­vos para a tarefa que urge: chamar os tra­ba­lhadores da escola pública a retomar e intensificar a luta que “renda”, ou seja, que vergue de uma vez por todas este sinistro ministério e o odiado governo Sócrates.


In Kaosenlared.net

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page