terça-feira, 12 de maio de 2009

A MIOPIA DE GOVERNANTES E GOVERNADOS

A miopia dos (des)governantes tem levado a uma série de miopias de grande parte dos (des)governados.

Não fosse o caso tão sério, dir-se-ia que, assim, se cumpre o objectivo: portugueses míopes aceitarão mais facilmente o pesado fardo que se lhes impõe!

A este propósito, leia-se a entrada:
ESTRATÉGIAS DE MANIPULAÇÃO PARA PERCEBERMOS ESTE PS.



Alerta da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia
Uso do Magalhães pode fazer disparar casos de miopia

12.05.2009 - 14h41 Lusa

A utilização do computador Magalhães pode fazer disparar os casos de miopia entre as crianças devido ao tamanho do portátil e às letras muito pequenas, que obrigam a uma leitura muito próxima, alertou hoje a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO).

“Com o uso cada vez maior do computador e, neste caso, de um portátil que ainda é mais pequeno, com letras mais pequenas, em que se procuram distâncias de leitura cada vez mais próximas, o número de miopias com certeza vai aumentar em flecha”, disse hoje à agência Lusa Augusto Barbosa, coordenador do Grupo Português de Ergoftalmologia, da SPO.

O oftalmologista defendeu que o Governo deve informar e sensibilizar a população em geral para a importância da ergonomia visual. “Se se preocuparam em colocar o Magalhães nas escolas, também deveriam alertar para alguns cuidados a ter com o uso dos computadores, prevenindo o aparecimento de patologias do foro ocular.”

Para Augusto Barbosa, a entrega do famoso portátil deveria ser acompanhada de informação que pudesse “sensibilizar os pais para os problemas que poderá ter o uso exagerado do computador”. A SPO alerta que o uso inadequado e excessivo do computador pode afectar a visão.

“Já se fala em síndrome da visão de computador e acredita-se que o aumento da prevalência da miopia, da hipermetropia, do cansaço ocular e do olho seco está relacionado com a utilização crescente das novas tecnologias”, frisou.

Estima-se que a síndrome da visão de computador afecte mais de 70 por cento da população adulta activa da Europa. Paralelamente, alguns estudos de universidades norte-americanas apontam que cerca de 30 por cento dos jovens que passam demasiado tempo em frente ao computador estejam em risco de desenvolver problemas oculares, como olho seco, irritação ocular, cansaço, hipersensibilidade à luz, hipermetropia e miopia.

Para evitar o aparecimento das doenças oftálmicas relacionadas com os computadores, a SPO informa que o ecrã deve estar 10 a 25º abaixo do nível do olhar, a iluminação e o brilho envolventes devem ser equilibrados (evitar os reflexos), o monitor tem de estar limpo, os olhos devem estar a 50 ou 60 centímetros de distância do ecrã e fazer pausas de cinco a dez minutos por cada hora de trabalho.

“Se não se reunirem as condições mínimas para que a pessoa sofra o mínimo de efeitos secundários, a produtividade a nível laboral pode ser comprometida. E, ainda mais grave, a síndrome da visão de computador poderá vir a ser um problema de saúde pública”, acrescentou.


In Público.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quanto menos o Povo ver
mais merda pode o Governo fazer... e fico por aqui.

Anónimo disse...

Sempre achei um disparate dar computadores a crianças desta idade e neste nível do ensino. Já seria útil no 2 e 3º ciclos.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page