segunda-feira, 11 de maio de 2009

PETIÇÃO PELA REVOGAÇÃO DO DECRETO-LEI Nº 35/2007

Pela Revogação do Decreto-Lei N º35/2007 e Fim da Discriminação dos Professores das Disciplinas Artísticas e Técnicas das Escolas do Ensino Regular


Petição dirigida ao Presidente da Assembleia da República Portuguesa

Apesar de prevista há mais de vinte anos na Lei de Bases do Sistema Educativo, continua por implementar uma Educação Artística de qualidade no nosso sistema de ensino. A reduzida e descontínua oferta de disciplinas artísticas na generalidade das escolas não promove o sucesso escolar e a igualdade de oportunidades entre os alunos.

Contrariando as recomendações de inúmeros especialistas, o Ministério da Educação continua a discriminar algumas áreas artísticas, caso do Teatro e da Dança, não criando lugares de quadro nem carreira profissional para os docentes destas disciplinas que leccionam nas escolas do ensino regular público. Os poucos docentes que, por legislação especial, tiveram acesso a quadro de escola vêem-se agora impedidos de aceder à categoria de professor titular.

Num sentido completamente oposto, o ME autorizou, recentemente, a profissionalização dos docentes das escolas do ensino artístico especializado. Criou, assim, uma profunda e injusta desigualdade entre professores que ministram as mesmas áreas artísticas e são docentes no mesmo sistema de ensino. Privilegiou, também, a qualidade da educação artística de alguns alunos em detrimento da grande maioria que frequenta a rede de escolas do ensino público.

Não bastando, o Governo aprovou o Decreto-Lei nº 35/2007 que proíbe os professores especializados das áreas artísticas e técnicas, das escolas do ensino regular, de leccionarem um número de horas superior a meio horário lectivo (11 horas), mesmo que a escola necessite de um professor para um horário completo.

Em face do exposto, e tratando-se de medidas que vão contra o Princípio da Igualdade estipulado na Constituição da República Portuguesa, que afectam a qualidade e continuidade do Ensino Artístico e Profissional das escolas do ensino regular público, que provocam uma clara discriminação entre docentes que possuem habilitações académicas idênticas e leccionam as mesmas áreas disciplinares, que diferenciam a qualidade do ensino artístico a ministrar a estudantes do mesmo sistema de ensino, os abaixo-assinados vêm pelo presente meio solicitar à Assembleia da Republica a revogação do Decreto-Lei n.º 35/2007, de 15 de Fevereiro, e a criação de medidas legislativas que acabem com a discriminação a que estão sujeitos os professores das áreas artísticas e técnico-profissionais das escolas do ensino regular público português, proporcionando condições para a existência de um ensino artístico generalista, e profissional, de qualidade.

Lisboa, 07 de Novembro de 2008


Para assinar a petição, aceda aqui ou aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Estive a ler este Decreto-Lei, que não conhecia. Realmente colegas o que este PS fez aos professores das ditas Técnicas Especiais é MONSTRUOSO. Proibir as escolas de os contratar para além de meio horário!!!! Nem SALAZAR...
E se não nos unirmos é, provavelmente, o que irá acontecer a todos nós.

Paula Esteves

Anónimo disse...

Cara APROTED,

Não se iluda com a solidariedade da classe docente, ela acaba onde começam os interesses pessoais e, como sabe, há milhares e milhares de horários de teatro a serem dados pelos professores que têm um "cursinho de fantoches" dado pelo Fragateiro e amigos. E esses até têm direito a um horário completo enquanto vocês foram proibidos pela santa maria de lurdes rodrigues de dar mais de 11horas por semana. Repare que até o "machão" Mário Nogueira nunca se pronunciou sobre o assunto. Claro, tem muitos amigos a safarem-se com as artes (mal dadas é claro, mas isso que interessa?

António Benavente

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page