sábado, 20 de junho de 2009

1,2,3... DIGA LÁ OUTRA VEZ

Em Portugal continua a imperar a teoria da vitimização. Há que desculpabilizar os menores até ao limite do possível, pois considera-se que os mesmos são intrinsecamente bem formados, o que os leva a assumir muitas vezes comportamentos violentos; atribuindo-se-lhes contudo esses ‘devaneios’ a factores externos (ambiente social/ familiar desestruturado…)
Não deixando de ser verdade, algumas vezes, noutras o que realmente sucede é que os mesmos surgem muitas vezes como inimputáveis e raramente são penalizados! E quando o são os castigos ficam-se pelas advertências/ repreensões verbais, não vá correr-se o risco de sofrerem traumas que os podem marcar para o resto da vida. As notícias que constantemente fazem eco nos media e outros casos até abafados pelos órgãos de gestão internamente sobre actos de indisciplina, de vandalismo e violência perpetuados sobre funcionários docentes ou não docentes nos estabelecimentos de ensino deveriam merecer da parte de quem tutela a educação como avisos sérios e não como episódios pontuais; o que leva a que sejam menosprezados constantemente e não assumidas medidas mais enérgicas e eficazes no controle das situações. Os pais dos alunos com comportamentos violentos nas escolas britânicas vão passar a ser multados e responsabilizados pela educação dos seus educandos e o não cumprimento de regras poderá ir até aos 1450 euros; conforme a gravidade da situação em que os seus filhos incorram. Lá também vão reforçar a autoridade dos professores, dando confiança e apoio aos docente para que tomem atitudes firmes face a todas as formas de má conduta por parte dos alunos. E nós por cá? Para quando medidas sustentadas em ordens judiciais para que os pais assumam verdadeiramente os seus deveres? E por que não cursos para adultos/ encarregados de educação? É que só o acto biológico de procriação não chega; é preciso socialização e cultura, co-responsabilização e investimento no assumir e transmitir de valores e ética.

ZCarlos

1 comentário:

Anónimo disse...

"Os pais dos alunos com comportamentos violentos nas escolas britânicas vão passar a ser multados e responsabilizados pela educação dos seus educandos e o não cumprimento de regras poderá ir até aos 1450 euros; conforme a gravidade da situação em que os seus filhos incorram."

Estou perfeitamente de acordo com esta atitude. Talvez melhor a Educação e a responsabilidade dos Pais na formação e educação dos seus filhos....

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page