segunda-feira, 8 de junho de 2009

ELEIÇÕES: SÍNTESE DE IMPRENSA

Imagem do semanário SOL.



Na Sábado:

Especial Europeias
. O que aconteceu atrás das câmaras
. A ministra da Educação perdeu-se na cozinha do Altis. Conheça as histórias mais incríveis da noite
. PSD vence as eleições europeias
. Todas os partidos, excepto o PS, gritaram vitória. Saiba como se distribuem os novos eurodeputados



No SOL:

. Europeias Paulo Rangel diz que Ferreira Leite é a «grande vencedora»
Ontem O cabeça de lista social-democrata ao Parlamento Europeu, Paulo Rangel, considerou hoje que a presidente do PSD «é a grande vencedora» destas eleições europeias e que o secretário-geral do PS sofreu «uma derrota pessoal»

. Europeias«Tarefa do PS nas legislativas vai ser mais exigente», diz Sócrates
Ontem José Sócrates e Vital Moreira assumiram a derrota das eleições europeias e felicitaram os deputados eleitos por todos os partidos. Sócrates garantiu que estes resultados «dão ânimo» ao PS para fazer melhor nas legislativas e que o Governo vai «manter o rumo»


No Correio da Manhã:

. PSD vence eleições europeias
Os primeiros resultados oficiais apurados confirmam a vitória do PSD nas eleições europeias, com um resultado acima dos 30 por cento, e o BE como terceira força política, superando a CDU.

. Rangel atribuiu vitória a líder do PSD
O cabeça-de-lista do PSD às eleições europeias, Paulo Rangel, atribuiu este domingo a vitória do partido a Manuela Ferreira Leite. "A nossa presidente é a grande vencedora desta noite"[...]

. Sócrates admite resultados “decepcionantes”
José Sócrates reconheceu este domingo que os resultados das eleições europeias foram "decepcionantes, mas sublinhou que o Governo não vai mudar as linhas [...]

. Derrota do PS "é condenação da política do Governo"
Jerónimo de Sousa considerou este domingo que a derrota do PS nas eleições europeias é uma "expressiva condenação política do Governo" e manifestou o desejo de ver o resultado repetido em Setembro [...]


No Diário de Notícias:

Europeias
PSD vence e Bloco de Esquerda elege três eurodeputados

Vital assume total responsabilidade pela derrota
Vital Moreira admitiu hoje que a derrota anunciada do PS nas eleições europeias, face a um resultado superior do PSD, é da sua total responsabilidade. O secretário-geral, José Sócrates, diz que tem orgulho...


No Expresso:

Rangel mantém combate após vitória
Visite o dossier especial Portugal 2009 para aceder a todos os artigos ou clique nos títulos em baixo, onde pode visitar directamente os conteúdos seleccionados.

. Votos brancos duplicaram

. Vencedores e Derrotados da Noite Eleitoral



No
Público:

. Rangel: Ferreira Leite "é a grande vencedora", Sócrates sofreu "derrota pessoal"
O cabeça-de-lista social-democrata ao Parlamento Europeu, Paulo Rangel, considerou hoje que a presidente do PSD "é a grande vencedora" destas eleições europeias e que o secretário-geral do PS sofreu "uma derrota pessoal".

. MEP destaca resultado, mas reconhece que não atingiu objectivo

. PCTP/MRPP: resultados representam "derrota nítida do Governo"

. MMS lamenta que portugueses "não tenham percebido opções novas"

. Portugal volta a registar taxa de abstenção superior à média da UE

. CDS-PP vai apresentar moção de censura ao Governo

. Mguel Portas destaca "extraordinário" resultado do Bloco de Esquerda

. Ficar atrás do Bloco não é uma derrota para a CDU, diz Albano Nunes



Na
Visão:

Resultados Oficiais
. PSD venceu eleições para o Parlamento Europeu

Como asseguravam as projecções, o PSD foi o grande vencedor das eleições deste domingo, garantindo 31,7% dos votos e 8 mandatos, contra 26,6% e 7 mandatos do PS. O Bloco de Esquerda foi a terceira força, com três deputados

Vídeos:

. Vídeo: Discurso de Manuela Ferreira Leite;

. Vídeo: Sócrates admite derrota;

. Vídeo: Discurso de vitória de Paulo Rangel;

. Vídeo: Paulo Portas e Nuno Melo cantam vitória;

. Vídeo: Jerónimo de Sousa recusa derrota;



No
Jornal de Notícias:

. PSD venceu eleições e derrotou previsões
O PSD venceu o PS mas não foi o único a reclamar vitória. O BE passou a ser o terceiro partido. A abstenção foi muito elevada, chegando quase aos 64%. Ao nível europeu, os conservadores renovaram a maioria.


. Sócrates assume responsabilidade pelo mau resultado do PS
O secretário-geral do PS, José Sócrates, considerou hoje «decepcionantes» os resultados das eleições europeias, mas frisou que as legislativas serão diferentes e que o Governo vai manter a sua linha de rumo.

4 comentários:

Luis Melo disse...

Excelente a vitória do PSD, com 5% de vantagem sobre o PS. Uma grande vitória de Manuela Ferreira Leite pela escolha do excelente cabeça de lista que foi Paulo Rangel. Uma vitória da forma de fazer política, de verdade, de seriedade, de honestidade. Uma vitória de um partido que apresentou propostas, ideias e estratégias.

Uma derrota inequívoca de José Sócrates e do PS. Passam de 12 para 7 eurodeputados, perdem nos Açores (onde recentemente ganharam as Regionais) e ganham apenas em 2 distritos (sendo que em Lisboa foi apenas por 0,5%).

Não pode haver a desculpa da crise internacional, que castigou os governos. Sarkozy, Merkl e Berlusconi venceram, enquanto que os governos socialistas de Brown, Zapatero e Sócrates perderam. Foi a derrota da politica socialista que é despesista, premeia a partidarite no lugar do mérito e do trabalho, apoia e legitima a corrupção.

No contexto europeu, o PPE (onde se inserem PSD e CDS) será o maior partido com cerca de 260 deputados, contra os cerca de 150 dos socialistas (onde está o PS). A Europa teve consciência e sabe que rumo quer tomar.

Anónimo disse...

Este PSD deve mais tarde revogar alguma legislação para repor a dignidade dos professores E ACABAR COM AS DUAS CARREIRAS....
CRIAR MAIS INCENTIVOS E MOTIVAÇÕES PARA ESTA CLASSE QUE SOFREU DURANTE TRES ANOS

Anónimo disse...

Estará tudo doido?

Já se esqueceram do que esta senhora fez quando foi ministra da educação??????

Anónimo disse...

Deixo apenas aqui, para reflexão das cabeças mais "maduras" (?), o comentário de uma jovenzinha, que pôde votar, pela primeira vez, nas europeias: "Mas porque é que estão tão contentes com a vitória do PSD?!! Não queriam uma mudança de políticas? Qual é a diferença ideológica entre este PS e o PSD?! Alguém me explica???!!! Expliquem-me a diferença, a nível de ideologia!!!"
Nenhuma das pessoas que a rodeavam, com mais do dobro da idade dela,foi capaz de lhe dar uma explicação que ela achasse clara e satisfatória, apesar de terem tentado...

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page