segunda-feira, 29 de junho de 2009

EM DESESPERO...

Já em Maio tínhamos feito referência ao assunto.

Obama não hostilizou os professores. E os professores cá estarão para recordar a José Sócrates que não há "magos" que lhe valham, porque os portugueses não são estúpidos!


Eleições
Sócrates traz magos da campanha 'online' de Obama

O PS quer que os meios 'online' que criou para a próxima campanha eleitoral tenham no eleitorado um efeito próximo daquilo que tiveram as plataformas usadas por Barack Obama, nos EUA, e que o levaram a ser o ocupante da Casa Branca. Amanhã, traz a Lisboa dois responsáveis dessa equipa.

O PS promove amanhã no Pavilhão de Portugal (Parque das Nações, Lisboa) uma conferência onde participam dois responsáveis pela campanha online de Barack Obama para a Presidência dos Estados Unidos: Ben Self e Dan Thain, da Blue State Digital, o primeiro fundador e o segundo consultor sénior de estratégia.

A conferência será subordinada ao tema "Democracia interactiva: promover a participação dos cidadãos". No primeiro painel, intitulado "novos meios de participação", participarão Rui Gomes, director editorial do Sapo, Anabela Neves, jornalista da SIC responsável pelo site Parlamento Global, Paulo Querido, jornalista, e António Costa, director do Diário Económico.

Os responsáveis da Blue State Digital, empresa que criou a plataforma online para angariação de fundos e criação de redes para a candidatura presidencial de Barack Obama, intervirão no segundo painel intitulado "democracia interactiva".

O PS afirma pretender criar através do site www. socrates2009.pt uma plataforma online de interacção entre o PS e os cidadãos. Uma nota à imprensa diz que "já existe no site a parte dos grupos dedicados a temas como ambiente, cultura, empresas e emprego, energia, ciência e tecnologia, europa e mundo, defesa, segurança e justiça". "Como espaço de discussão contém ainda uma secção dedicada ao Fórum Público que já discutiram temas como as energias renováveis, o programa Novas Oportunidades, ciência e tecnologia e tem a decorrer neste momento um com o tema 'Medidas de apoio às empresas'."

Os dados fornecidos pelo PS dizem que no socrates2009.pt o número de páginas visitadas ultrapassa as 600 mil. Quase 6500 pessoas estão registadas. O tempo médio de permanência de cada pessoa no site é de 4 minutos e 40 segundos.

A Blue State Digital e o PS pretendem estabelecer formas de cooperação, nomeadamente na utilização das comunicações telemóveis com utilização da tecnologia "blue tooth" para mobilização para actos públicos.

A empresa americana, por seu turno, está a tentar entrar em Portugal, através do PS, para, partindo daqui, aceder depois ao mercado brasileiro.

Nos EUA, os novos media (Twitter, Facebook, etc.) foram fundamentais para Barack Obama conseguir vencer a campanha presidencial e, sobretudo, vencer Hillary Clinton nas primárias dos Democratas. Permitiram ao candidato não só articular, organizar e mobilizar as suas redes de apoiantes como, sobretudo, angariar milhões de dólares em fundos, que lhe permitiram manter a sua campanha a funcionar mesmo quando poucos lhe davam qualquer hipótese.

A campanha de Obama foi a mais cara de sempre, mas a média dos donativos ficou-se pelos cem dólares/per capita, o que permite concluir que houve uma massificação dos apoios pecuniários à campanha - ou seja, conseguiu não ficar inteiramente dependente dos doadores habituais (empresários).

Em Portugal, este uso de redes sociais não tem utilidade visto que os financiamentos privados continuam fortemente limitados (a lei que os aumentava foi vetada pelo Presidente da República e o Parlamento não a voltou a agendar nem isso acontecerá nesta legislatura). Partidos e candidatos em Portugal têm multiplicado o uso de sites, mas apenas, até à data, como plataformas declarativas e não interactivas.

In Diário de Notícias.

3 comentários:

Eduardo disse...

Deixem-no criar essas plataformas pois vão ser muito úteis para lhe zancar no pêlo! Que excelente oportunidade para esclarecer os que por lá passarem. socrates e PS sem vergonha. Não há dinheiro para quem trabalha mas para essas cretinices já há dinheiro! E o dinheiro para isso virá de onde? Dos contribuintes?

Marta disse...

É isso mesmo Eduardo! Até me ri com essa do "criem essas plataformas para lhes zancar no pêlo"! Se me atrever a espreità-las, é isso mesmo que vou fazer: dizer o que penso (e não é bom) sobre este governo.
E outra boa e oportuna questão: de onde vem o dinheiro para estas manobras de lavagem cerebral dos eleitores???
Deve ser de chorudas doações de empresas que esperam vir a ser beneficiadas nalgum duvidoso negócio com dinheiros públicos! (ups...isto não se diz....)

Constança disse...

Se o Sócrates (o verdadeiro, o grego), por artes mágicas, viesse à praça pública desta confusa e deprimente pólis portuguesa, de certeza que viria com aquela história da "douta ignorância"...
E (perdoem-me os colegas de filosofia se já não acerto bem nesta questão, já lá vai algum tempo e ficou retido apenas o essencial...), ao ver este Sócrates (o falso, o português) diria: "a ignorância, quando inconsciente, é tão perniciosa...".
É mesmo isso: este Sócrates(o falso) está convencido que sabe, que faz bem, rodeou-se de gente igualmente ignorante, inconsciente e irritantemente arrogante na área da educação, que não consegue parar para pensar na (in)eficácia das suas medidas....
A CONSCIÊNCIA DA SUA IGNORÂNCIA É O QUE FALTA A ESTE GOVERNO! Sem essa consciência, continuremos no fosso....bem lá no fundo!

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page