sexta-feira, 12 de junho de 2009

JÁ ARRANCOU A VENDA DE ESCOLAS

Venda de escola provoca protestos
A Câmara de Terras de Bouro vendeu a antiga escola de Chamoim, construída nos anos 50 pela população de três lugares. Os moradores ficaram "surpreendidos" e não entendem por que não foram avisados.

Os 15 contos (cerca de 75 euros), em moeda antiga, que a população dos lugares de Padrós, Felgueiras e Santa Comba (Terras do Bouro), conseguiu reunir para a construção de uma escola na freguesia de Chamoim foram dados com "muito sacrifício e muita gente passou fome por isso". Quem recorda a história é Elisa Rodrigues, a mais velha habitante da freguesia, e onde os 92 anos não parecem ter afectado a memória.

"O terreno foi oferecido pelo lugar de Santa Comba para que fizessem a escola que esteve sempre aberta até ao início dos anos 90", diz Avelino Salgado.

Os populares não estão contra o processo de venda, estão contra "a falta de respeito por terem vendido uma coisa que foram familiares nossos que construírem sem nos terem dito nada". A própria postura da Junta de Freguesia é criticada porque "poderia ter reunido toda a gente e explicado a situação e não se refugiar em editais que ninguém leu".

A Câmara de Terras de Bouro explicou, ao JN, que tudo foi feito de forma "transparente e legal: ouvimos os representantes da população (Junta), publicamos editais em jornais nacionais e afixamos outros na própria junta, cumprindo os prazos estipulados", refere fonte municipal que acrescenta: "O próprio processo de hasta pública contou com a presença de alguns habitantes de Chamoim".

A população estranha os prazos: "Nos jornais foram publicados num dia, no dia seguinte era para dar informações, e no seguinte concretizou-se a venda em hasta pública". Avelino Salgado relembra que estranhou ver pessoas a visitar a escola e pedir informações, "disseram-me que a venda que era no dia seguinte".

A Câmara não sabe ainda o que vai fazer aos 35 mil euros da venda do terreno, mas a população sugere que o dinheiro, "já agora", deveria ser aplicado na freguesia.

In Jornal de Notícias.

Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page