quinta-feira, 11 de junho de 2009

PARA MELHORES CONDIÇÕES PARA OS DIRECTORES DE TURMA

Abaixo-Assinado

Por melhores condições para o exercício do cargo de Director de Turma

Os professores e educadores abaixo-assinados, preocupados com a qualidade da Educação e do Ensino, subscrevem a seguinte posição:

Consagrar na componente lectiva do horário de trabalho do docente director de turma três tempos de 45 minutos destinados ao exercício desta função.

Esta pretensão tem o objectivo de melhorar a actuação do Director de Turma (DT) que, particularmente após a entrada em vigor do novo Estatuto do Aluno, tem vindo a assumir um papel cada vez mais importante e cujas áreas de intervenção incorporam um conjunto de vertentes de actuação junto de alunos, professores e encarregados de educação.

Cabem-lhe ainda competências tão diversas como promover a comunicação e formas de trabalho cooperativo entre professores e alunos; coordenar, em colaboração com os docentes da turma, a adequação de actividades, conteúdos, estratégias e métodos de trabalho à situação concreta do grupo e à especificidade de cada aluno; articular as actividades da turma com os pais e encarregados de educação, promovendo a sua participação; coordenar o processo de avaliação dos alunos, garantindo o seu carácter globalizante e integrador, e a própria elaboração do Projecto Curricular de Turma; registar informaticamente todas as faltas dos alunos, enviá-las por correio aos seus encarregados de educação; elaborar as pautas de avaliação, inserindo todas as informações inerentes.

Estes 3 tempos de 45 min. são o mínimo que consideramos adequado ao desempenho deste cargo tão importante para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Os signatários esperam de Vossas Excelências a tomada de decisão favorável à sua pretensão.


Para assinar online, clicar aqui.
Para divulgar e promover também a assinatura em formato papel, clicar aqui.

2 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Já assinei e levei-o para o meu blogue.
Obrigada.

Anónimo disse...

Como coordenadora de um Jardinm de Infância, estas condições em nada melhora o meu trabalho.
Tenho 25h lectivas semanais; 1h de atendimento aos pais; 2h para reunir com as colegas e tratar de assuntos relacionados com a componente social. Para as 35 h semanais restam 7h, que não chegam para gerir a escola com 70 crianças (3 turmas), 4 educadoras, 2 auxiliares e 6 tarefeiras. Com uma média diária de 60 refeições confeccionada na própria escola e para preencher o horário das 8h até às 18h30 ainda é preciso planificar a componente social com os professores de Música e Educação Física.
Para isto temos que fazer o mesmo que numa escola que possa ter 1000/1500 alunos, como seja: PAA, PCT, FICHA DE DIAGNÓSTICO, Fichas de avaliação a entregar aos pais (como se fossemos directores de turma), avaliação das actividades, desenvolvimento de actividades com abertura à comunidade educativa, preenchimento de inscrições das crianças em qualquer altura do ano conforme determina a lei, comtactos/negociação permanentes com a autarquia nem que seja para colocar uma lâmpada......
Tenho 28 anos de serviço e até ao momento nunca tive redução de horário.
Noutros tempos era reconhecida com redução de tempo de serviço para efeito de reforma, agora continuamos a fazer isto e muito mais e não temos qualquer tipo de compensação.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page